TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTOXICAÇÃO EXÓGENAS-ENVENENAMENTO

Trabalho Universitário: INTOXICAÇÃO EXÓGENAS-ENVENENAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  1.217 Visualizações

Página 1 de 4

INTOXICAÇÃO EXÓGENAS-ENVENENAMENTO

Intoxicação exógena pode ser definida como a conseqüência clínica e/ou bioquímicas da exposição a substâncias químicas encontradas no ambiente ou isoladas. Por sua vez, os principais representantes de substâncias isoladas são os pesticidas, os medicamentos, cianetos, hipoglicemiantes, barbitúricos, antidepressivos, monóxido de carbono, cáusticos, paracetamol, produtos químicos industriais ou de uso domiciliar.

Intoxicações são causas freqüentes de atendimento em unidades de emergência, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. A maioria dos casos é de menor gravidade. Entretanto algumas substâncias podem levar a morte ou deixar seqüelas importantes se os pacientes não forem tratados a tempo e adequadamente.

Os venenos são substancias químicas ou drogas que podem causar danos ao organismo. Os envenenamentos são na maioria das vezes acidentais, ou por abuso, mas podem resultar também de tentativas de suicídio e, mais raramente, ate de tentativas de homicídio.

Outras causas cada vez mais freqüente de atendimento em unidade de emergência são intoxicações alcoólica e as complicações secundarias ao uso de drogas ilícitas em adolescentes.

As vias de penetração de um veneno no organismo são diversas, podem ser ingeridos, inalados, absorvidos por pele e mucosas e injetado. Os sinais e sintomas dependem do tipo de droga, concentração, quantidade, tempo de exposição ou de ingestão, e ainda há variabilidade individual, como idade, fatores genéticos, presença de doenças pré-existentes e tolerância individual. Os mais comuns são: sudorese, salivação, lacrimejamento, dor de cabeça, pulso lento, rápido oi irregular, queimação nos olhos e mucosas, dificuldade para engolir, queimaduras ou manchas ao redor da boca, pele pálida, vermelha ou cianótica; odores característicos; choques; convulsões e alterações de consciência.

Contaminação por ingestão; se a vitima estiver consciente e alerta, faça-a beber dois ou três copos de água, com a finalidade de diluir o volume o veneno. Indução ao vomito: se a vitima estiver consciente; ate 1 hora após ingestão, em criança; ate 3 horas em adulto. Contra-indicação de indução ao vomito: na ingestão de derivados de petróleo e de corrosivos; vitima sonolenta e comatosa.

Contaminação ocular; O tratamento deve ser feito assim que confirmada a contaminação e consiste em lavar abundantemente, por no mínimo 30 mim, os olhos com água abundante ou soro fisiológico. A cabeça deve ser lateralizada e a água direcionada, de forma a não contaminar o outro olho. Em alguns casos onde houver absorção, poderemos encontrar ate manifestações sistêmicas.

Contaminação da pele; vitima contaminadas por substancias que não tragam riscos a equipe ou ao meio devem ser lavadas com água e sabão, e suas vestes e calçados devem ser removidos e embalados.

Contaminação por inalação; a inalação é a via de contaminação mais comum entre vitimas de incêndio, os trabalhadores e usuários de garagens mal-ventiladas, locais com aquecedores a gás e etc. Dentre as intoxicação por via inalátoria, a por monóxido de carbono é a mais importante, devido a sua freqüência e gravidade. Uma pessoa que sofre intoxicação por monóxido de carbono, entra em situação de hipoxia devido à grande quantidade de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com