TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

• Etapa A: Produção Mensal Constante. • Etapa B: Produção Constante Com Volume De Produção Conforme A Capacidade Do Sistema Produtivo. Ex.: 2 máquinas Que Produzem 30 Toneladas/mês De Produto; Então, Volume De Produção Exatamente De 60 Ton

Exames: • Etapa A: Produção Mensal Constante. • Etapa B: Produção Constante Com Volume De Produção Conforme A Capacidade Do Sistema Produtivo. Ex.: 2 máquinas Que Produzem 30 Toneladas/mês De Produto; Então, Volume De Produção Exatamente De 60 Ton. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2013  •  4.593 Palavras (19 Páginas)  •  2.598 Visualizações

Página 1 de 19

O Programa Mestre de Produção (PMP), Plano Mestre de Produção ou Planejamento Mestre da Produção (do inglês Master Production Schedule MPS – é um documento que diz quais itens serão produzidos e quando cada um será produzido, em determinado período. Geralmente este período cobre algumas poucas semanas, podendo chegar de seis meses a um ano.

O PMP faz o calculo das necessidades de produtos finais, indicando a quantidade e período de tempo em que deverão estar prontos. Para isso, são utilizados dados sobre a demanda dependente (quando o produto em questão faz parte ou depende, de outro produto), sobre a demanda independente (que não depende de nenhum outro produto) dos produtos em carteira e do nível de estoque dos produtos. Entretanto esfta etapa não detalha o planejamento da produção dos componentes de cada produto. Assim, o resultado do Plano Mestre, alimenta uma próxima etapa que virá verificar essas necessidades.

Chegar a um Plano Mestre de Produção que compatibilizem as necessidades de produção com a capacidade disponível pode-se revelar uma tarefa complexa, principalmente se os produtos envolvidos exigirem muitas operações, em regime intermitente, ou seja, com a utilização do mesmo equipamento para diversos produtos. O processo é conduzido por tentativas, testando-se cada PMP para verificar a capacidade produtiva que ela exige, além de servir para transladas o planejamento agregado e programações individualizadas, portanto, o PMP serve também para avaliar as necessidades imediatas de capacidade produtiva, além disso, servirá também para definir compras eventualmente necessária, bem como estabelecer prioridades entre os produtos na programação.

O programa mestre de produção conhecido como (master production schedule – MPS) é um programa gerado a partir do plano agregado de produção, onde este plano deve se desdobrar para que o programa mestre de produção se desenvolva, o (MPS) na verdade é um planejamento de produção de estrutura global que gerado a partir do plano agregado de produção, guiará as ações no em um horizonte de tempo de normalmente 4 à 12 meses em base semanal considerando os pedidos existentes, desagregando os produtos acabados em função desses produtos acabados e dos componentes críticos e não em termos agregados como no processo do plano agregado de produção.

Estabelecendo assim quando e em qual quantidade cada produto deverá ser produzido dentro do horizonte de tempo estabelecido, executando a função de conciliar a capacidade disponível e demanda existente para o período, com o intuito de atender, os pedidos dentro dos prazos estabelecidos, podendo fazer uma previsão de quando poderá ocorrer algum atraso nesses pedidos.

Isso possível, pois o programa mestre de produção permite a simulação de planejamento da linha de montagem, podendo assim medir a quantidade de estoque gerado, o custo médio do produto fabricado e o número de pedidos atrasados, estabelecendo então a melhor programação dos pedidos da fábrica.

Para a realização da simulação do (MPS) deve se considerar informações importantes como: pedidos atrasados, pedidos em carteira, capacidade disponível, pedidos programados, produtos e listas de materiais entre outras informações.

O (MPS) tem como uma atividade importante a chamada gestão de pedidos, que através de uma verificação automática da capacidade durante o processo de entrada de pedido e da disponibilidade de materiais, possibilita saber se a empresa é capaz ou não de cumprir o prazo estipulado pelo cliente visando garantir o atendimento do pedido desde o processo de vendas.

Bibliografia

MP - Plano Mestre de Produção

Também conhecido como Plano Mestre de Produção, o conhecido “PMP”.Palavras-chave: Plano-mestre da produção, Demanda, Capacidade da produção. 1. Introdução Na busca de atingir melhores índices de lucratividade, as empresas procuram reduzir ao máximo

todos os custos operacionais, tendo como objetivo trabalhar com a máxima capacidade produtiva. Este artigo apresenta e aborda a elaboração e a utilização do plano-mestre da produção pelo pessoal do Planejamento e Controle da Produção (PCP), a fim de planejar e acompanhar o processo produtivo através da verificação das capacidades efetivas da produção, tanto a médio como a curto prazo. Para que sejam atingidos melhores resultados em produtividade e competitividade, torna-se extremamente importante um planejamento adequado e voltado para as capacidades da produção. Segundo Slack (1999, p.253), “um equilíbrio adequado entre capacidade e demanda pode gerar altos lucros e clientes satisfeitos, enquanto que o equilíbrio “errado” pode ser potencialmente desastroso.” Tanto em casos de excesso como também em situações de capacidade produtiva insuficiente, os custos extras e indesejáveis acabam aparecendo, gerando assim várias desvantagens. Para Corrêa (2001), uma capacidade insuficiente causa uma deteriorização do nível de serviços a clientes, principalmente no que diz respeito aos prazos e sua confiabilidade. Leva também à frustração do pessoal da fábrica, devido à grande pressão e à falta de capacidade para cumprir os prazos prometidos. Já em caso de excesso de capacidade, os custos adicionais aparecem, sendo totalmente inviáveis num ambiente extremamente competitivo. O objetivo principal deste trabalho consiste em apresentar e discutir assuntos referentes à importância do equilíbrio necessário entre a demanda e a capacidade efetiva da produção. De maneira geral, Tubino (1999) acrescenta que o objetivo de qualquer sistema de produção é nivelar a demanda com sua produção, acionando todos os seus recursos somente na medida em que os produtos forem solicitados pelos clientes. 2. Conceitos teóricos 2.1 Plano-mestre da produção (PMP) Para organizar e coordenar os trabalhos de fabricação no chão de fábrica, é necessário que o PCP faça um planejamento de todas as suas ações, elaborando assim um plano-mestre da produção (PMP). De acordo com Corrêa (2001), o PMP é o processo responsável pela garantia dos planos de manufatura, através de uma integração plena com o planejamento estratégico da empresa e com os demais planos funcionais. Através do PMP são declaradas as quantidades planejadas, baseadas nas expectativas da demanda presente e futura e nos recursos com os quais a empresa conta atualmente e vai contar no futuro. Estas quantidades dirigem os sistemas de gestão detalhada de materiais e da capacidade.De uma maneira mais simplificada, Russomano (2000) explica que o PMP é uma determinação do programa de produção dos vários produtos que a empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com