TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INVESTIGAÇÃO DE PRESSÃO SANGUÍNEA E SUA REGULAÇÃO NO CÃO

Trabalho acadêmico: INVESTIGAÇÃO DE PRESSÃO SANGUÍNEA E SUA REGULAÇÃO NO CÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI

CURSO: BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

DISCIPLINA: FISIOLOGIA HUMANA

PROFESSORA: FRANCILÉIA CALLAND

3° PERÍODO

ESTUDO DA PRESSÃO ARTERIAL E SUA REGULAÇÃO NO CÃO

CAIO UCHOA

CÁDIMO LAGES

DAYSE ALMEIDA

RODOLFO SOARES

RONIEL BARROS

TÚLIO CARDOSO

TERESINA – PI

JUNHO/2013

INTRODUÇÃO

De acordo com a literatura referente ao assunto, o ciclo cardíaco consiste no período de relaxamento, chamado diástole, durante o qual o coração se enche de sangue, seguido pelo período de contração, chamado sístole.

A duração total do ciclo cardíaco, incluindo a sístole e diástole, é a recíproca da frequência cardíaca.

Dando continuidade, o autor afirma que a expressão pressão arterial refere-se a pressão exercida pelo sangue contra a parede das artérias.

A pressão arterial bem como a de todo sistema circulatório encontra-se normalmente um pouco acima da pressão atmosférica, sendo a diferença de pressões responsáveis por manter as artérias e demais vasos não colapsados. O seu valor no indivíduo saudável varia constantemente, consoante a atividade física, o estresse ou a emotividade.

Com base nessas afirmações buscou-se aferir pressão arterial e frequência cardíaca com o objetivo de se verificar alterações de acordo com movimentos provocados e respostas involuntárias, assim como administração de adrenérgicos e colinérgicos responsáveis por alterações nos níveis já citados.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

A experiência foi feita no dia 28 de maio e teve por objetivo exercitar conhecimentos teóricos acerca dos mecanismos de regulação da pressão arterial.

Para isso, foi utilizado um cão, que passou por todo um processo para ser estudado. Primeiro o cão foi anestesiado com tiopental sódico intravenoso, em seguida o animal foi fixado na calha em decúbito dorsal.

Posteriormente foi feita uma incisão longitudinal de 5 cm na linha média do pescoço, divulsionando a musculatura pré – traqueal e expondo a traqueia. Com o bisturi, retirou-se um fragmento retangular de um anel de traqueia e introduziu-se a cânula, fixando-a firmemente com fios passados em volta do conjunto traqueia – cânula.

Dissecou-se as artérias e veias femorais, os nervos vagos e artérias carótidas comuns (nos lados da traqueia). Dissecaram-se segmentos de 3 a 4 cm. Canulou-se uma das veias femorais para aplicação de anestésico e/ou outra substância.

Em seguida, inseriu-se a cânula arterial da coluna de mercúrio em uma das artérias femorais para a medida direta da pressão arterial (PA) e da frequência cardíaca (FC).

A partir daí foram feitos os procedimentos necessários. Sempre, antes de cada procedimento, foi feito o controle de pressão arterial e de frequência cardíaca. O primeiro procedimento foi elevar a parte traseira do animal. Durante o controle a frequência cardíaca foi de 96 bpm e a pressão arterial foi de 140 mmHg. Após a elevação a frequência cardíaca diminuiu, caindo para 80 bpm e a pressão arterial também diminuiu, caindo para 100 mmHg. Isso se deu graças ao fluxo de sangue que aumentou na parte da frente do animal (cabeça).

Em seguida, após novo controle, elevou-se a parte dianteira do animal. O resultados foram no controle 96 bpm de frequência e 140 mmHg de pressão arterial e após a elevação 88 bpm de frequência e 160 mmHg de pressão arterial, ou seja, a pressão subiu, novamente por causa do fluxo sanguíneo.

Ao se pinçar a artéria carótida comum esquerda, no controle a frequência cardíaca estava 92 bpm e a pressão arterial 140 mmHg. Ao se pinçar a frequência cardíaca caiu para 88 bpm e a pressão arterial subiu para 170 mmHg.

Em novo controle, antes de se pinçar a artéria carótida comum direita, os resultados foram 88 bpm de frequência cardíaca e 140 mmHg de pressão arterial. Após o pinçamento a frequência subiu para 92 bpm assim como a pressão arterial que subiu para 160 mmHg.

Pinçando simultaneamente as duas artérias carótidas comuns, aconteceu elevação brusca da pressão arterial. No controle os valores foram 88 bpm de frequência cardíaca e 140 mmHg de pressão arterial. Ao pinçar, observamos que a frequência cardíaca subiu para 92 bpm e a pressão arterial subiu para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com