TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INVESTIGAÇÃO PRÁTICA DA CLASSE

Projeto de pesquisa: INVESTIGAÇÃO PRÁTICA DA CLASSE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

As questões a seguir têm como objetivo e exemplificar as seguintes situações: A determinação do teor de glicose circulante (glicemia) é o elemento básico para o diagnóstico de diabetes, não sendo fundamental a pesquisa de glicosúria, pois resultados falsamente positivos ou negativos podem ser encontrados. E discorrer sobre este tema que foi abordado na aula pratica no Laboratório de Bioquímica.

Também exemplificar situações fisiológicas que pode ser encontrada na glicosúria, de acordo com as concentrações elevadas de glicose na urina estão associadas a algumas condições não necessariamente patológicas.

PESQUISA SOBRE AULA PRÁTICA

QUESTÃO 1

A determinação do teor de glicose circulante (glicemia) é o elemento básico para o diagnóstico de diabetes, não sendo fundamental a pesquisa de glicosúria, pois resultados falsamente positivos ou negativos podem ser encontrados. Exemplifique estas situações.

Em circunstâncias normais, quase toda glicose filtrada pelos glomérulos é reabsorvida no túbulo contorcido proximal, por isso a urina contém quantidades mínimas de glicose. Se a glicemia se eleva a glicose aparece na urina (glicosúria) sendo o “limiar renal” (nível sanguíneo em que cessa a reabsorção tubular renal de glicose) de 160-180 mg/dL ou superior. Crianças e grávidas podem apresentar glicosúria por diminuição do limiar renal. Nas doenças que afetam a reabsorção tubular a glicosúria não vem acompanhada por hiperglicemia.

Um dos testes utilizados para o controle do diabetes mellitus é a glicosúria, que detecta a presença de glicose na urina. Os próprios pacientes portadores da doença podem realizá-lo em domicílio, por isso ele leva a denominação de automonitorização. Para o exame de glicosúria, são usadas tiras que mudam de cor, conforme a presença da glicose, que são comparadas com um padrão. Com a glicosúria, há maior eliminação de água, com consequente aumento do volume de excreção da urina (poliúria), o que torna a urina mais clara. Ocorrem mais frequentemente micções noturnas.

Técnica:

Tiras reativas (“fitas de urina”)

- Mergulhar a tira na urina após centrifugação sem encostar no sedimento;

- Remover o excesso

- Aguardar o tempo necessário para leitura (1 a 2 minutos)

- Comparar as cores com o padrão fornecido

Em indivíduos sadios, a glicosúria não é detectada. Em diabéticos, a glicosúria só é detectada quando a glicemia está entre 160 e 180 mg/dl. Porém, o resultado da glicosúria não reflete a glicose sangüínea no momento do teste, mas durante o tempo em que a urina foi acumulada na bexiga, pois a perda de glicose pela urina depende do limiar renal de sua excreção. Por isso, a glicosúria pode não ser capaz de indicar hipoglicemia, euglicemia ou hiperglicemia. Podendo haver resultados de falsos positivos ou falsos negativos. Nesses casos, são recomendados outros testes, como a glicemia (glicose no sangue).

Reações falso-positivas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com