TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impacto Da Vinhaça No Solo

Exames: Impacto Da Vinhaça No Solo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  1.623 Palavras (7 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo

Este artigo busca discutir os impactos ambientais que a vinhaça traz para o solo, as formas e intensidade com que ele pode ser prejudicial ao meio ambiente.

Abstract

This paper discusses the environmental impacts that the vinasse brings to the soil, forms and intensity with which it can be harmful to the environment.

Palavra-chave: Impacto, vinhaça, solo

INTRODUÇÃO

A vinhaça é líquido residual do processo de destilação do álcool, é conhecido também como restilo. Ela é constituída de matéria orgânica e potássio, com significativos teores de cálcio, magnésio, enxofre e outros minerais em pequena quantidade de onde vem seu grande potencial poluidor.

Apesar de ter alto valor fertilizante, segundo matéria do site scielo, seu poder poluente é cerca de cem vezes maior que o esgoto doméstico devido ao seu baixo pH, alto teor corrosivo, índices de demanda bioquímica de oxigênio (DBO), que é a quantidade de oxigênio consumido na degradação da matéria orgânica no meio aquático por processos biológicos, as altas temperaturas em que são descartadas, afetando a fauna e flora tanto dos rios como do mar, e também alterações na composição química dos solos.

1. O solo

Segundo o site Wikipédia, o solo é a camada superficial da terra, composta de sais minerais, água, seres vivos e rochas em decomposição. Ele formado basicamente por quatro camadas, como podemos observar na figura abaixo.

Figura1: Camadas do solo

1.1 Funções do solo

Segundo o site Wikipédia o solo além de ser o habite da fauna e flora ele tem a função de fornecer os nutrientes utilizados pelas plantas para seu crescimento, desenvolvimento e disseminação, armazenar nutrientes e detritos orgânicos, controlar o fluxo e a qualidade das aguas subterrâneas.

1.2 Tipos de solo

Os solos podem ser classificados em quatro tipos segundo o site sua pesquisa.

Solo argiloso, encontrado principalmente nos estados de São Paulo, Paraná e santa Catarina, tem uma consistência fina e impermeável, é considerado bom para a prática da agricultura.

O solo arenoso é encontrado na região do nordeste brasileiro, bastante permeável tem a consistência da areia é considerado pobre para a agricultura pois por ser muito poroso os nutrientes passam por ele com muita facilidade.

Já o solo Humoso é o solo rico em nutrientes, está presente em regiões com grandes concentrações de material orgânico, é bastante utilizado para a agricultura.

E por fim o solo calcário, que para a agricultura é inadequado, é bastante comum em áreas de deserto. Formado por partículas de rocha é um solo seco e esquenta com bastante ao receber os raios solares.

2. A vinhaça

Segundo informações da Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental de Jan/fev de 2007, a vinhaça é o produto de calda na destilação do licor de fermentação do álcool de cana-de-açúcar, mas também pode ser obtida de matérias primas diferentes como por exemplo da beterraba na Europa, apresentando diferentes propriedades. A concentração de sódio na vinhaça de cana-de-açúcar é menor que na de beterraba, mas ainda assim esses valores podem ser prejudiciais ao solo e às plantas.

A vinhaça é o resíduo químico resultante dos processos industriais das destilarias com alto valor fertilizante, mas também alto poder poluente, sendo cerca de cem vezes maior que o do esgoto doméstico, segundo dados matéria da Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental de Jan/fev. de 2007, devido a sua riqueza em matéria orgânica, baixo pH, elevada corrosividade e altos índices de demanda bioquímica de oxigênio (DBO), além de elevada temperatura na saída dos destiladores, ela é considerada altamente nociva à fauna, flora, microfauna e microflora das águas doces, interferindo também na fauna marinha que vem às costas brasileiras para procriação.

2.1 composição da vinhaça

Segundo matéria da Revista Brasileira de Geoquímica de nov./dez de 2008, a vinhaça é um líquido de cor marrom escuro e de natureza ácida com elevada Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), corrosivo e altamente poluidor. Sua composição é de 93% de água e 7% de sólidos, dentre os quais 75% são compostos por matéria orgânica e 25% de fração mineral, também caracterizada pela alta concentração de matéria orgânica e potássio, consideráveis quantidades de nitrogênio, fósforo, cálcio, magnésio e sulfato, e quantidades menores de zinco, ferro, manganês e cobre. Seu pH é normalmente ácido e possui o índice de condutividade elétrica bastante elevada.

Informações obtidas no estudo de adubação – resíduos alternativos do site da EMBRAPA para cada litro de álcool são produzidos cerca de dez a 13 litros de vinhaça, com diferentes concentrações de potássio, de acordo com o material de origem (mosto), por exemplo a vinhaça originária da fermentação do melaço possui uma maior concentração em relação à vinhaça gerada na fermentação do caldo de cana, como podemos analisar na tabela a seguir:

TABELA 1: COMPOSIÇÃO QUIMOCA DA VINHAÇA

2.2 Alterações químicas do solo

Segundo a matéria da Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental de Jan/fev de 2007, escrita por SILVA M. A. S. da, GRIEBELER, N. p.e BORGES, L. C., segundo a pesquisa o pH dos solos tratados com vinhaça aumenta principalmente em áreas cultivadas há mais tempo, embora nos primeiros dez dias após sua aplicação o pH sofra uma redução considerável, posteriormente, ele eleva-se rapidamente podendo alcançar valores superiores a sete, este efeito ocorre devido à ação dos microrganismos.

Foi também citado por SILVA M. A. S. da, GRIEBELER, N. p. e BORGES, L. C. na matéria da Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental de Jan/fev de 2007, que a matéria orgânica pode ser considerada fator importante na produtividade agrícola devido à influência que ela exerce sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com