TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Impactos Das Novas Tecnologias Da Informação E Comunicação Na Educação Física

Artigos Científicos: Os Impactos Das Novas Tecnologias Da Informação E Comunicação Na Educação Física. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2013  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  1.516 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade Social da Bahia

Disciplina: Novas Tecnologias da Informação e Comunicação

Professora: Daniela Adami

Aluno: Cristiano Sales

Curso: Educação Física Semestre: 3º Semestre

Os impactos das novas tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Física

Salvador

Abril de 2013

Cassiano Santos Sales

Os impactos das novas tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Física

Salvador

Abril de 2013

Os impactos das novas tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Física

As tecnologias de informação e comunicação recebem inúmeras denominações em vários lugares, pois, as consequências do seu uso vêm alterando de diversas maneiras o modo de vida das pessoas e a produção e desenvolvimento do conhecimento e do saber. A mídia está em toda parte, outdoor, rádio, jornal, videocassete, revista, TV aberta e por assinatura, internet, CD-ROM. Cada vez mais integradas ao cotidiano, por intermédio do seu discurso apoiado numa linguagem audiovisual que combina os sons, as imagens e as palavras, as mídias nos transmitem informações, alimentam nosso imaginário e constrói uma interpretação do mundo, podendo ser considerada esta um importante componente do nosso dia-a-dia.

As mídias (televisão, rádio, jornais, internet), são responsáveis por grande parte das mudanças que os esportes vêm sofrendo ultimamente, onde jogos populares foram transformados em mercadorias, com ênfase cada vez maior no rendimento tanto na busca pela vitória, quanto na busca de lucros, podendo considerar que vencer e competir tornou-se objeto da indústria dos espetáculos esportivos, espetáculos estes que são a forma predominante que temos na mídia atual.

O esporte fala uma linguagem internacional própria sem necessidade de legendas, mas para a televisão e para a mídia de uma forma geral, o esporte significa uma fonte inesgotável de lucro, por isso os efeitos especiais (zoom, narração, cortes, câmeras de ângulos especiais) fazem da transmissão de uma competição esportiva um autentico show e não apenas uma competição que visa o entretenimento do público de maneira a levar informações educativas.

O atleta nos mega eventos esportivos, procura sempre alcançar a vitória e agradar ao público, pois a mídia divulga o campeão e a imagem símbolo dele. Faz isso dos personagens esportivos para vender, aproveitando do momento de glória do atleta para lucrar com sua imagem de vitorioso o máximo possível, o esporte e tudo que gira em torno dele representa assim para a mídia de uma forma geral lucro, renda.

Dessa forma, cabe ao profissional da área de educação física retratar essa temática de maneira crítica para clarear as informações obtidas por eles através das mídias, realizando um trabalho de reflexão e conscientização com os alunos a partir do que eles conseguem captar sobre as mídias. Mostrando que esse atleta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com