TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imunologia

Tese: Imunologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  Tese  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 5

1- Descreva imunologia, descreva seu papel e importância.

R-Imunologia é o estudo das respostas do organismo que fornecem imunidade ou seja, proteção as doenças.

-A função do sistema imunológico consiste em reconhecer casa um dos tecidos, células, variedade de agentes de patogênicos e substanciam estranhas neste processo, os linfócitos T, células pequenas que fazem parte dos glóbulos brancos sanguíneos (também conhecidos como leucócitos tem grande importância).

-O sistema imune é fundamental para o equilíbrio do nosso organismo, pois atua no combate a diversos tipos de microrganismo que infectam nosso corpo. A imunidade é um mecanismo de proteção que possui o objetivo de nos defender dos ataques agentes externos como vírus, parasitas, e bactérias, prevenindo assim, a ocorrência de doenças.

2- Explique as vias de desenvolvimento dos vários tipos celulares que compõem que o sistema imunológico.

R-Linhagem mulóide: vai dar origem aos basófilos, eosinófilos, neutrófilos e monócitos ou macrófagos.

Linhagem linfoide: Linfócitos T, e linfócitos B.

3- Diferencie órgãos primários e secundários do sistema imunológicos. Cite os principais órgãos de cada tipo.

R- Os primários representam o local onde ocorrem as principais fases de amadurecimento dos linfócitos. O timo e a medula óssea são tecidos primários, pois é o local onde amadurecem os linfócitos T e B respectivamente. Os tecidos primários não formam células ativas na resposta imune, formam até o estágio de pró-linfócitos.

- Os tecidos linfoides secundários são os que efetivamente participam da resposta imune, seja ela humoral ou celular. As células presentes nesses tecidos secundários tiveram origem nos tecidos primários, que migraram pela circulação e atingiram o tecido. Neles estão presentes os nodos linfáticos difusos, ou encapsulados como os linfonodos, as placas de Peyer, tonsilas, baço e medula óssea.

4- Qual a importância da medula óssea na geração e amadurecimento das células do sistema imunológico? Quais células amadurecem neste órgão? Explique.

5- Explique de forma geral a anatomia funcional do timo e quais as células são principalmente encontradas em cada região.

R- Na anatomia humana, o timo é um órgão linfático que localizado na porção antero-superior da cavidade torácica limita-se superiormente pela traqueia, a veia jugular interna e a artéria carótida comum, lateralmente pelos pulmões e inferior e posterior pelo coração. É vital contra a autoimunidade. Ao longo da vida, o timo involui (diminui de tamanho) e é substituído por tecido adiposo nos idosos, o que acarreta no diminuição da produção de linfócitos T.

6- Explique a participação e importância do baço no sistema imunológico.

R- É o maior dos órgãos linfáticos e faz parte do sistema reticulo endotelial, participando dos processos de hematopoese e hemocaterese. Tem importante função imunológico de produção de anticorpos e proliferação de linfócitos ativados, protegendo contra infecções, e a esplenectomia (cirurgia de retirada do baço) determina capacidade reduzida na defesa contra alguns tipos de infecção. É um órgão extremamente frágil, sendo muito suscitável a ruptura, em casos de trauma ou ao crescimento (esplenomegalia) em doenças do deposito e na hipertensão portal.

7- Quais os dois tipos de imunidade adquirida e que tipos de microrganismos essas respostas combatem?

R- A imunidade inata (também chamada de imunidade natural ou nativa) é mediada por células e proteínas que estão sempre presentes e prontas para lutar contra os microrganismos, sendo chamada em ação imediatamente em resposta à infecção. Os principais componentes da imunidade inata são barreiras epiteliais da pele, trato gastrointestinal e trato respiratório, que impedem a entrada de microrganismos, leucócitos fagócitos (neutrófilos e macrófagos), um tipo de célula especializada, chamada de célula natural killer (NK) e várias proteínas plasmáticas circulantes, das quais as mais importantes são as proteínas do sistema de complemento.

- A imunidade adaptativa é normalmente silenciosa e responde (ou “se adapta”) à presença de microrganismos infecciosos, tornando-se ativa, expandindo e gerando mecanismos potentes para neutralizar e eliminar os microrganismos. Os componentes do sistema imunitário adaptativo são linfócitos e seus produtos. Por convenção, os nomes “sistema imunológico” e “resposta imunológica” referem-se à imunidade adaptativa.

8- Quais são os principais classes de linfócitos, como suas funções se diferenciem e como podem ser identificados e distinguidos?

R- Os linfócitos B se originam de uma célula-mãe na medula óssea e amadurecem até se tornarem células especialistas na produção de anticorpos. Quando essas células são ativadas por antígenos (corpos estranhos), elas se proliferam e se diferenciam em plasmócitos, que são células produtoras de anticorpos. Por vezes, algumas células não se diferenciam em plasmócitos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com