TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inervação do MMII

Artigo: Inervação do MMII. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Artigo  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 2

Inervação do MMII

1. Formação do plexo Lombar

O plexo lombar é formado no interior do músculo Psoas maior pelos ramos anteriores dos nervos espinais de L1 a L4. Este último também participa, junto com L5, da formação do plexo lombossacral. Em cerca de 50% dos casos, existe a participação de T12 na constituição do plexo lombar. Os ramos anteriores, que são as raízes do plexo lombar, à semelhança do plexo braquial, constituem as divisões anteriores e posteriores, que formarão, respectivamente, os nervos pré e pós-axiais. Estas divisões anteriores e posteriores do plexo lombar não ocorrem em todas suas raízes, mas somente em parte de L2, L3 e L4.

2. Principais ramos terminais do Plexo Lombar

O n. obturatório é o principal nervo pré-axilar do plexo lombar. Ele surge das divisões anteriores do 2º, 3º e 4º nervos lombares e desce ao longo da margem medial do m. psoas maior. Passa posteriormente aos vasos ilíacos comuns para depois se dirigir anteriormente, lateralmente aos vasos ilíacos internos e ao ureter. Acompanha os vasos obturatórios no forame obturado e passa com eles para a coxa, dividindo-se nos ramos anterior e posterior.

O n.femoral é o maior ramo do plexo lombar. É formado pelas divisões posteriores do 2º, 3º e 4º nervos lombares. Emerge na margem lateral do m. psoas maior e desce na linha de união com o m. ilíaco, que é por ele inervado. Penetra na coxa já ramificado.

3. Formação do Plexo Sacral

Os ramos posteriores dos quatro primeiros nervos sacrais passam através dos forames sacrais posteriores, ao passo que o 5º nervo sacral e o n. coccígeo emergem do canal sacral através do hiato sacral. Inervam os músculos posteriores e a pele da região glútea e coccígea.

Os ramos anteriores dos quatro primeiros nervos sacrais emergem do canal sacral através dos forames sacrais anteriores. O do 5º nervo sacral penetra na pelve entre o sacro e o cóccix. Os ramos anteriores de S1, S2, S3 e S4, com o tronco lombossacral, formado pelo ramo anterior de L5 e por parte do ramo anterior de L4, formam o plexo sacral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com