TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Infecção do trato urinário

Seminário: Infecção do trato urinário. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Seminário  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 3

METODOLOGIA A proposta de atividade da sala de situação partiu da própria enfermeira chefe da unidade de saúde do qual participamos. A sala situacional tem por finalidade auxiliar e apoiar as ações desenvolvidas pelas ACS, e por toda equipe de profissional, além de identificar situações preocupantes e problemas de saúde do município. A análise das metas partiu da primeira reunião com a gerente para decidirmos qual ação seria o tema do nosso projeto. Dentre os indicadores contidos, buscamos aqueles cujas metas apresentassem maior vulnerabilidade.

O método de trabalho utilizado foi o Planejamento Estratégico Situacional - pés, visando à resolução da situação-problema identificada pelo grupo nos contextos locais das equipes de PSF onde atuava, relacionando-os com a realidade ampla das ACS,s a fim de possibilitar acesso mais rápido no controle da atenção básica da população, na prevenção como também nos cuidados necessários de cada micro-area.

ITU

Definição

A infecção do trato urinário (ITU) caracteriza–se pela invasão e multiplicação bacteriana em qualquer segmento do aparelho urinário, ocasionando uma bacteriuria sintomática ou assintomática. Essa infecção pode acometer o trato urinário inferior (cistites e uretrites) e o trato superior, como os rins e a pelve renal (pielonefrite). Esta entre as doenças bacterianas mais freqüentes e de maior rico durante a infância, devido a possibilidade de lesão renal irreversível e septicemia.

A ITU atinge preferencialmente o sexo feminino (cerca 3:1), exceto durante o primeiro ano de vida quando, eventualmente, pode predominar no sexo masculino. A infecção urinaria prevalece nos primeiros anos de vida, atingindo seu pico de incidência por volta dos 3 e 4 anos de idade e sendo particularmente grave quando acomete lactentes, em especial, os neonatos. Sua incidência eleva–se novamente por volta da adolescência, quando as alterações hormonais favorecem a colonização vaginal por bactérias nefritogenicas, que podem migrar para a área periuretral e ascender pelo trato urinário, causando ITU. As recidivas são freqüentes, sendo que apenas 20 a 30% das crianças, principalmente meninas, apresentarão surto único. Cerca de 20% das recidivas ocorrem no primeiro ano após o episodio inicial. Ocorre também uma associação com malformações das vias urinarias, sendo as mais freqüentes o refluxo vesicoureteral (RVU) em ate cerca de 30% dos pacientes e malformações obstrutivas em ate 10% dos pacientes, podendo levar a formação de cicatrizes renais, com risco potencial para o desenvolvimento de insuficiência renal crônica e hipertensão arterial.

Epidemiologia

A principal via de aquisição da ITU e a via ascendente, por patógenos que colonizam a região periuretral. A aquisição por via hematogenica ocorre predominantemente no período neonatal.

Os agentes etiológicos em mais de 95% dos ITUs são enterobacterias, sendo a E coli o principal agente em aproximadamente 90% dos casos. Outros agentes também são encontrados como o Proteus sp(predominantemente em meninos), Klebsiela sp, Enterobacter, Morganella morgam, Streptococcus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com