TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inibição enzimatica

Por:   •  28/9/2015  •  Seminário  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANH[pic 1]ÃO

CURSO DE MEDICINA

DISCIPLINA: BASES MORFOFUNCIONAIS DO SER HUMANOS - BIOQUÍMICA I

Profª Marisa Aranha

INIBIÇÃO ENZIMÁTICA (INTOXICAÇÃO POR ALDICARB - CHUMBINHO)

Paciente S.P.C., 49 anos, sexo masculino, residente em João Lisboa – MA, deu entrada no Pronto Atendimento (PA) local após tentativa de suicídio com chumbinho (Aldicarb). Não foi possível definir as circunstâncias que o levaram a tal decisão e a forma de aquisição do raticida. [pic 2]

O paciente chegou ao PA do município de origem apresentando confusão mental, epigastralgia, sialorreía, diarréia e hipotensão arterial, sendo prontamente iniciada a lavagem gástrica.

O PA no município de João Lisboa solicita conduta ao CIT (Centro de Informações Toxicológicas) da região localizado no Hospital Municipal de Imperatriz – MA*, sendo repassadas todas as informações quanto ao mecanismo de ação do raticida e o protocolo de tratamento a ser seguido.

O paciente permanece por 24 horas no município de origem e, após esse tempo, foi transferido para o Hospital Municipal de Imperatriz – HMI devido ao agravamento do caso e a falta de condições para manter seu suporte básico de vida no PA de João Lisboa – MA.

A equipe do HMI recebe o paciente S.P.C. apresentando sudorese intensa, dispinéia e taquicardia (169 bpm), sendo imediatamente sedado e colocado sob ventilação artificial. O diagnóstico médico de entrada foi de intoxicação por carbamato, broncopneumonia aspirativa e insuficiência respiratória.

O resultado do exame para dosagem inicial de colinesterase feito pelo laboratório de análises clínicas do HMI revelou os seguintes resultados: colinesterase plasmática (86 U/L) e colinesterase eritrocitária (1345 U/L).

O paciente recebeu alta da UTI dez dias depois e alta hospitalar apenas dezesseis dias após a internação. Aproximadamente trinta dias após o ocorrido, o paciente volta para nova consulta e seus resultados de colinesterase revelam grande diferença: colinesterase plasmática (2815 U/L) e colinesterase eritrocitária (2461 U/L). 

QUESTÕES

1. Enumere e descreva o significado de todos os termos desconhecidos pelo grupo após leitura do caso.

2. Aponte as principais complicações clínicas apresentadas por esse paciente desde as primeiras manifestações após tentativa de suicídio até o recebimento da alta hospitalar no HMI.

3. Descreva o mecanismo de intoxicação do raticida utilizado pelo paciente. Qual a relação clínica com a temática de ENZIMAS abordada recentemente em sala de aula?

4. De que maneira a dosagem (exames laboratoriais realizados) das ENZIMAS COLINESTERASES pode ter sido útil no acompanhamento desse caso clínico? Foi possível observar uma evolução positiva desse paciente trinta dias após o ocorrido por meio dessas dosagens enzimáticas?

5.  Justifique o quadro clínico inicial de confusão mental, epigastralgia, sialorreía, diarréia e hipotensão arterial apresentando pelo paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (99.1 Kb)   docx (43.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com