TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância de fatores que podem causar alterações na atividade enzimática

Artigo: Importância de fatores que podem causar alterações na atividade enzimática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Artigo  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 2

1. Introdução

Em primeira instância é válido salientar a questão de que a enzima é uma proteína que catalisa as reações bioquímicas do metabolismo. As enzimas agem sobre as moléculas admitidas como substratos e consentem o desenvolvimento dos diversos processos celulares.

Convém salientar que as enzimas não alteram o balanço energético nem o equilíbrio das reações em que intervêm: a sua função limita-se a ajudar a acelerar o processo. Por outras palavras, a reação sob o controlo de uma enzima alcança o seu equilíbrio de forma muito mais rápida do que uma reação não catalisada.

De fato, as enzimas podem ser derivadas de tecidos de organismos distintos, que podem ser células vegetais e animais, e também podem ser originários de microrganismos.

Sendo assim as enzimas são produzidas em uma ampla quantidade provenientes de tecidos animais e vegetais. Um exemplo disto é renina que é utilizada na elaboração de queijos, proteases vegetais utilizadas em anti-inflamatórios, amilases para preparação de mostos de cerveja.

Com isso os fatores que podem provocar alterações na atividade enzimática, podem ser considerados sobre a temperatura, e influências de substâncias, em que na temperatura, para exercer sua função biológica, as proteínas devem estar em seus estados oriundos, com suas estruturas primária, secundária, terciária e, quando for o caso, quaternária, íntegras. O calor é um dos fatores que podem destruir essa integridade, provocando o fenômeno conhecido como desnaturação proteica.

As influências de substâncias podem atuar ativando ou inibindo sua atividade, onde que essas substâncias denominam-se ativadores e inibidores enzimáticos. Os inibidores enzimáticos são substâncias que amortecem a atividade da enzima, de maneira reversível ou irreversível, por construções que não abrangem a desnaturação da mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com