TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JUNTURAS

Monografias: JUNTURAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  1.709 Palavras (7 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 7

TECIDOS EPITELIAIS

RESUMO DE HISTOLOGIA

Maximiliano Mendes - 2012

Histologia é a disciplina que estuda os tecidos dos organismos multicelulares. É uma especialidade importante, pois, por exemplo, é bastante útil saber como é o aspecto de um tecido sadio e o de um tecido afligido por algum tipo de doença, com fins de diagnóstico. Outro exemplo é o campo da engenharia de tecidos, no qual se busca desenvolver tecidos de forma artificial.

Tecidos: conjunto de células em geral semelhantes na forma e função. Constituem os órgãos.

Nesse resumo veremos apenas os tecidos dos animais, mais especificamente da espécie humana, originados a partir dos folhetos germinativos (endoderma, ectoderma e mesoderma), os tecidos embrionários que dão origem aos tecidos adultos:

Tecido Aspecto das Células Matriz Extracelular Principais Funções

Nervoso Longos prolongamentos Nenhuma Transmissão de impulsos nervosos

Epitelial Células justapostas Pouca Revestimento da superfície ou de cavidades do corpo, secreção.

Muscular Células alongadas e contráteis Quantidade moderada Movimento

Conjuntivo Vários tipos de células fixas e migratórias Abundante Apoio e proteção (imunitária).

Modificada a partir de Junqueira & Carneiro (2004).

TECIDOS EPITELIAIS

Funções:

• Revestir superfícies corporais, como a epiderme, que recobre a pele.

• Absorção, como o epitélio de revestimento interno do aparelho digestório.

• Secreção, como as glândulas (sudoríparas, sebáceas e etc).

• Proteção. A epiderme funciona como uma barreira que impede a entrada de microrganismos patogênicos no organismo.

• Movimentação de partículas, como os epitélios ciliados do aparelho respiratório, que elimina partículas de sujeira e o epitélio ciliado das tubas uterinas, que movimenta o ovócito II\zigoto\embrião no sentido do útero.

De forma geral, os epitélios possuem células firmemente unidas umas às outras e pouca substância intercelular (entre as células ou extracelular), a chamada matriz extracelular, produzida pelas próprias células do tecido e que consiste em uma rede de macromoléculas (como proteínas e polissacarídios). Também é importante destacar que logo abaixo de um epitélio, normalmente há uma camada de fibras de proteínas, a lâmina basal (integrante da matriz extracelular), e abaixo desta, um tecido conjuntivo.

Tipos:

• Epitélios de revestimento: revestem superfícies e podem exercer outras funções.

• Epitélios glandulares: são originados a partir dos epitélios de revestimento e secretam substâncias.

A maior parte do que será visto nesse resumo se refere aos epitélios de revestimento, que podem ser classificados da seguinte forma:

Quanto à forma das células:

• Pavimentoso: células achatadas.

• Cúbico: células com formato de cubo.

• Prismático: células alongadas com formato semelhante ao de um prisma.

Quanto ao número de camadas celulares:

• Simples ou uniestratificados: possuem apenas um estrato ou camada celular.

• Estratificados: possuem várias camadas celulares.

• Pseudo-estratificados: possuem apenas uma camada de células, mas os núcleos dessas células podem ser encontrados em diferentes alturas, dando a falsa impressão de que se trata de um epitélio estratificado.

Exemplos de tecidos epiteliais:

Fonte da imagem: Junqueira & Carneiro. 2004.

• Simples pavimentoso: uma camada de células pavimentosas. Ocorrem em locais que não necessitam de proteção mecânica (estão submetidos a pouco atrito) e onde há troca de substâncias (capilares sangüíneos e alvéolos pulmonares).

• Simples cúbico: uma camada de células cúbicas, com invaginações da membrana plasmática na face superior, cuja função é aumentar a área superficial destinada à absorção de substâncias. Ocorre nos túbulos renais, onde há absorção de substâncias úteis presentes na urina (sais, glicose, água e etc.).

• Simples prismático (ou colunar): uma camada de células prismáticas. Reveste o interior dos órgãos do aparelho digestório, onde há células secretoras de muco e células responsáveis pela absorção de nutrientes. No intestino delgado as células apresentam microvilosidades, prolongamentos da membrana plasmática cujo objetivo é aumentar a área de absorção.

• Pseudo-estratificado colunar: uma única camada de células com núcleos em alturas diferentes. Presente no aparelho respiratório, no qual algumas de suas células produzem muco, onde se aderem partículas de sujeira, e células ciliadas, cuja função é, graças ao movimento ciliar, transportar as partículas para fora do aparelho respiratório.

• Epitélio estratificado pavimentoso: formado por várias camadas de células, sendo as mais superficiais achatadas. Ocorre em superfícies sujeitas ao atrito, como a pele e mucosas oral e vaginal. Nesse tipo de epitélio há uma camada inferior, de células que se multiplicam bastante, e uma camada superior de células com baixa capacidade de multiplicação. Na epiderme, esta é chamada camada córnea, constituída de células mortas e impregnadas de queratina, proteína que tem como função principal impedir a perda de água.

Epitélios glandulares

As glândulas são formadas a partir dos epitélios de revestimento, como ilustrado a seguir:

Fonte da imagem: Junqueira & Carneiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com