TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Junturas ou Articulação

Por:   •  14/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 4

Junturas

Junturas ou Articulação, tem um conceito geral de unir ossos para formar o esqueleto com a finalidade de colocar os ossos em contato e permitir mobilidade. As junturas  possuem aspectos estruturais e funcionais que se classificam  em três grupos: fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. As fibrosas quase não existe movimentos e são encontradas no crânio, as cartilaginosas tempo dois tipos que são as sincondroses e sínfises e ambas a mobilidade é reduzida. As sinoviais tem movimentos mais livres e possui um elemento para que haja essa mobilidade que é um líquido denominado sinóvia ou liquido sinovial.

O corte frontal de uma juntura sinovial mostra a presença de uma cavidade articular que é o espaço onde é encontrado o líquido sinovial.  Este é o lubrificante que permite o  deslizamento com mínimo de desgastes.

Superfície articular são aquelas que entra em contato com determinada juntura e são revestidas em toda sua extensão por cartilagem hialina. O revestimento dessas superfícies se apresentam lisas, polidas e de cor esbranquiçada. Suas lesões a regeneração se torna mais difícil e lenta quando é causado um tipo de perda de mobilidade que é chamado de anquilose da juntura.

Cápsula articular é uma membrana conjuntiva que envolve a juntura sinovial como um manguito e possuem duas camadas: membrana fibrosa(externa) e sinovial(interna). A fibrosa é mais resistente e e constitui os ligamentos capsulares que são destinados a aumentar sua resistência. A sinovial é uma camada interna vascularizada e inervada encarregada da produção de sinóvia (liquido sinovial) que contém ácido hialurônico com a função de lubrificar.

Para servir melhor a adaptação das superfícies que se articulam encontra-se os discos e meniscos. Meniscos com forma de meia lua são encontrados na articulação do joelho, quando sofre lesão sua retirada cirúrgica é bastante comum, as vezes quando é retirado forma-se um novo menisco porém menos resistente pois não é mais constituído de fibrocartilagem.

O movimento em uma articulação faz-se obrigatoriamente em torno de um eixo que é chamado eixo de movimento, a direção desses eixos é ântero-posterior, látero-lateral e longitudinal. A direção do eixo de movimento é sempre perpendicular ao plano no qual se realiza o movimento em questão. Assim todo movimento é realizado em plano determinado e seu eixo de movimento é perpendicular aquele plano. Exemplos de movimentos: angulares que ocorrem em plano sagital, adução e abdução em plano frontal, rotação medial e lateral em plano vertical e circundução que inclui adução, extensão, abdução e flexão.

Classificação funcional das junturas sinoviais, o movimento nas articulações depende essencialmente da forma das superfícies que entram em contato dos meios de união que podem limita-los, movimentos em torno de um eixo é chamado de mono-axial pois só possui um grau de liberdade(cotovelos), bi-axial, dois graus de liberdade em dois eixos(articulação do punho) e tri-axial em tês eixos ou três graus de liberdade (ombro e quadril).

Classificação morfológica das junturas sinoviais em base é a forma das superfícies articulares, um simples exames destas superfícies indica consideráveis variações morfológicas. Há grandes divergências da nomenclatura a ser empregada nesta classificação, que são os tipos: Plana, permitindo deslizamento de uma superfície sobre a outra em qualquer direção exemplo a articulação sacro-ilíaca, deslizamento existe em todas as junturas porem na plana é mais discreto fazendo que a amplitude do movimento seja bastante reduzida e isto ocorre também entre os ossos curtos do carpo, tarso e vertebras; Gínglimo, denominado de dobradiça forma da superfície articular extensão e flexão (movimentos angulares) exemplo a articulação do cotovelo, as junturas sinoviais do tipo gínglimo são mono-axiais; Trocóide são segmentos de cilindro por esta razão são chamados de cilindróides, estas junturas permitem rotação e seu eixo de movimento único é vertical um exemplo é a articulação radio-ulnar (entre a radio e a ulna), responsável pelos movimentos de pronação e supinação; Condilar, essas superfícies são de forma elíptica e elipsóide, permitem flexão, extensão, adução e abdução, possuindo dois eixos de movimento(bi-axiais) como a do punho e entre o osso temporal e a mandíbula; Em sela, a superfície articular de uma peça esquelética tem formato de sela, exemplo a articulação-metacárpica do polega, essa articulação permite flexãp, extensão, adução, abdução e rotação, classificada como bi-axial; Esferóide as articulações apresentam superfícies que são segmentos de esferas e se encaixam em receptáculos ocos, permite movimentos em torno de três eixos sendo assim tri-axial, como a articulação do ombro e a do quadril e permitem movimentos de flexão, extensão, adução, abdução, rotação e circundação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com