TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LAVAGEM DAS MAOS

Trabalho Escolar: LAVAGEM DAS MAOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  872 Visualizações

Página 1 de 3

A importância das lavagens das mãos

Pode parecer exagero, mas você sabia que as mãos são o principal veículo de transmissão de micro-organismos de um indivíduo para outro? Assim sendo, o simples ato de lavar as mãos de forma correta torna-se a principal medida de controle no desenvolvimento de infecções, pois reduz significativamente a transmissão de patógenos.

Estão presentes na pele das mãos, principalmente, duas populações de micro-organismos: os pertencentes à microbiota residente e à microbiota transitória. A microbiota residente é constituída por micro-organismos de baixa virulência pouco associados a infecções, que colonizam as camadas mais internas da pele sendo, por isso, mais difíceis de serem removidos. Já a microbiota transitória é representada principalmente por bactérias Gram-

negativas (ex: Escherichia coli) e colonizam a camada mais superficial da pele, sendo facilmente removidas pela higienização das mãos. Desse modo, o ato de lavar as mãos de forma correta, garante segurança não só aos profissionais da área da saúde, mas também a toda a população.

Tendo em vista a importância deste ato, foi criado em 2008 o Dia Mundial de Lavagem das Mãos (Global Hand Washing Day). O dia eleito foi 15 de outubro e a idéia é que nesse dia, em mais de 60 países, sejam desenvolvidas atividades que sensibilizem as crianças à higiene das mãos.

De acordo com a organização Global Hand Washing, esse dia foi criado com três objetivos principais: apoiar uma cultura global de lavagem das mãos com sabão, chamar a atenção dos governantes para a importância desta atividade e aumentar a conscientização sobre os seus benefícios. Ainda segundo a organização, “O desafio é de transformar a lavagem das mãos com sabão de uma abstrata boa idéia a um comportamento automático realizado nas casas, escolas e comunidades do mundo todo.”

A importância da higienização das mãos pode ser evidenciada pela existência de um segundo dia dedicado ao assunto, sendo este instituido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e focado principalmente no profissional de saúde. O dia 5 de maio foi o dia escolhido; a data associa o quinto dia do quinto mês aos cinco momentos da Higiene das Mãos. A campanha “Salve Vidas: Higienize as Mãos”, tem como objetivo melhorar a higienização das mãos e reduzir as infecções relacionadas com a assistência à saúde, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde.

Transformar a lavagem das mãos em um hábito frequente pode salvar mais vidas do que qualquer vacina ou intervenção médica, reduzindo as mortes por diarréia em 50% e as mortes por infecções respiratórias agudas em 25%. Dessa maneira seguem abaixo algumas informações e explicações sobre quando e como se deve proceder a higienização das mãos:

- QUANDO?

A lavagem das mãos deve ser executada principalmente nas seguintes ocasiões:

• Antes de manipular ou consumir alimentos

• Antes e depois de se entrar em contato com pessoas doentes ou acamadas

• Depois de ir ao banheiro

• Depois de espirrar, tossir ou assoar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com