TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laboratorio Bioquimico

Monografias: Laboratorio Bioquimico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/1/2014  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

O laboratório é um local de muito trabalho e muita concentração. Este ambiente é um recinto construído especialmente para a execução de experiências que se desenvolve no laboratório, local adequado para o trabalho de identificação, separação e determinação da quantidade de substâncias bem como, da preparação e obtenção de novos produtos. Resultados tais que podem ser utilizados para uma série de estudos, entre estes, para a pesquisa do funcionamento de organismos, de doenças e de novos medicamentos.

Todo e qualquer trabalho a ser desenvolvido dentro de um laboratório apresenta riscos,seja por produtos químicos, chama, eletricidade ou imprudência do próprio usuário, podendo resultar em danos materiais ou acidentes que podem acontecer quando menos se espera.

2 OBJETIVO

A elaboração deste trabalho tem como objetivo minimizar riscos ocupacionais no ambiente de trabalho, visando sempre a proteção a saúde do profissional. Todo trabalhador deve ser informado quanto aos riscos aos quais esta exposto no desempenho de sua função,receber instruções quanto aos meios de prevenção e controle destes riscos e quanto aos danos que podem causar a sua saúde,agindo com as ações preventivas,como o uso de EPI, a organização do ambiente de trabalho,condições adequadas de trabalho que garantam a saúde física e mental dos trabalhadores através da prevenção,bem como pela promoção do bem estar e melhoria da qualidade de vida.

Elaboração de parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho nas características dos trabalhadores de modo a proporcionar o Maximo de conforto e desempenho eficiente. Esses objetivos só pode sem alcançados através de integração do setor de segurança,sendo necessário a coordenação,envolvimento dos responsáveis por essas atividades.

3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Foram desenvolvidas atividades como o estudo do laboratório bioquímico, seus setores, profissionais que ali atuam e os respectivos riscos que eles estão exposto,visando a saúde e a integridade física de cada profissional,através de treinamento e conscientização.

3.1 SETORES DE UM LABORATORIO BIOQUIMICO

Hematologia - É um ramo que estuda os elementos figurados do sangue como as hemácias (glóbulos vermelhos),leucócitos( glóbulos brancos) e plaquetas.

Bioquímica - É a ciência que estuda os processos químicos que ocorrem nos organismos e consiste em estudar a estrutura molecular e função metabólica de componentes celulares e virais como: proteínas, enzimas, carboidratos, lipídios entre outros.

Imunologia - É o estudo das respostas do organismo que fornecem imunidade, ou seja,proteção às doenças.

Endocrinologia – Este setor é responsável pelos testes hormonais,realizando dosagens dos hormônios tireoidianos,hormônio da fertilidade,entre outros

Microbiologia - Este setor estuda os microorganismos,inclui a coleta de material clinico,isolamento do microorganismo,a identificação e os testes de sensibilidade ao antibióticos.

Urinálise - Estudo a analise da urina com fins de diagnostico ou prognostico de estados fisiológicos ou patológicos.

Parasitologia - Realiza exames utilizando métodos específicos para pesquisar as diferentes formas parasitarias.

3.2 PROFISSIONAIS

Farmacêutico - Faz manipulação,analises,estudos de reações e balanceamento de formulas.

Biomédico - Escolher o método para analise,selecionar e preparar equipamentos e materiais para as analises.Interpretar resultados e liberar os mesmos.

Auxiliar técnico de laboratório - manipulação de materiais,coleta e preparo de amostras,digitação de rótulos de embalagens,desinfecção de pias e aparelhos

Analises clinicas – realiza exames laboratoriais e participa do processo da coleta de material

Bioquímico - estudo os efeitos dos medicamentos e outra substancia no organismo.

Químico - Prepara e coleta amostras e registra resultados das analises

3.3 Riscos que os profissionais estão expostos

Risco Biológico: devido a possíveis contatos com sangue e outros fluidos corporais, podendo se contaminar correndo o risco de infecção por HIV e hepatite B.

Ergonômico: Postura inadequada devido a bancada estar mais alta ou mais baixa, causando assim lesões na coluna ou devido a cadeira não possuir encosto.

Risco de Acidente: Devido algum arranjo físico estar deficiente e pode haver perigo ou incêndio. Devido ao manuseio de perfuro-cortante podendo ocorrer lesões. Falta de EPI

Risco Químico: Devido ao manuseio de produtos químicos em geral,vapores e gases.

3.4 Equipamentos Utilizados em Laboratório Bioquímico

Centrífuga

Espectrofotômetro

Placa de Agitação

Bico de Bunsen

Pipeta

3.5 Medidas Preventivas Riscos Biológicos

Limpeza e desinfecção dos equipamentos e materiais

Sinalização

Informação sobre os riscos

Treinamento

Roupa de trabalho feita de modo que não acumule resíduos, como por exemplo: roupas sem bolsos, sem dobras nas costuras

Acompanhamento medico

Utilização de EPI

Medidas Corretivas

Caso aconteça alguma contaminação por perfuro cortante encaminhar a vitima a um hospital para realização de exames para certificar que não contraiu HIV ou outras doenças.

Repetir treinamento

Sinalizar a área do ocorrido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com