TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laudo técnico C.Q

Dissertações: Laudo técnico C.Q. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  1.317 Visualizações

Página 1 de 4

1. IDENTIFICAÇÃO DO ÓRGÃO FORMADOR

Local do Evento: INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO SUPERIOR.

Período de Realização do Curso: 13/05/2013 à 13/052013.

Público Alvo: Estudantes do 9º período do curso de Farmácia.

Palestrantes: Caline Carvalhal e Carlenilson Mendonça.

2. APRESENTAÇÃO

Existe muita confusão sobre o que é remédio de marca e remédio genérico, ou similar. Faz alguns anos que os termos medicamento genérico, similar e de referência passaram a fazer parte do vocabulário cotidiano de médicos, pacientes e farmacêuticos - mas ainda assim muita gente fica em dúvida na hora de decidir entre eles. Os remédios genéricos têm o mesmo efeito dos tradicionais? Por que são mais baratos? Qual a diferença entre genérico e similar?

Remédio de marca é um medicamento inovador, inédito no mercado, genérico é um clone perfeito do remédio de marca e similar é uma cópia "aproximada" desse medicamento. Vamos explicar essas diferenças dando uma ideia de como se inventa uma nova droga. Para criar um remédio de marca, é preciso descobrir um princípio ativo, ou seja, uma substância química que seja capaz de curar uma doença. É um trabalho duro, que pode levar décadas e gastar milhões de reais em pesquisa. Para compensar todo o trabalho, a lei de patentes do Brasil garante que o laboratório que cria um novo medicamento possa recuperar seu investimento vendendo a invenção sem concorrentes, por até 20 anos. Quando esse prazo acaba, outros laboratórios podem copiar o princípio ativo da droga para lançar uma cópia exata, o genérico. Mas isso não basta: antes de chegar às prateleiras, um genérico precisa ser aprovado por testes de equivalência farmacêutica e de bioequivalência, que vão medir se ele funciona no corpo humano igualmente à droga inovadora. É nessa parte da história que entram os similares: eles também são cópias dos remédios de marca, só que eles não passam por esses testes. Por isso, eles não foram aprovados pelos tais testes farmacêuticos.

3.JUSTIFICATIVA

Sabendo que existe muita confusão sobre o que é medicamento de marca e medicamento genérico, ou similar, das dificuldades dos balconistas de farmácias em relação a este assunto e da grande busca pela economia por parte dos consumidores. Muitos deles falam que optam pelo genérico por causa do preço. Alguns alegam que os efeitos são exatamente os mesmos e não há motivos para não comprar o genérico, ou similar. Por isso é importante que os atendentes saibam identificar e repassar para os mesmos de forma clara e objetiva. Temos como objetivo neste trabalho trazer para nosso público alvo este entendimento, para que possa servir como base para o aperfeiçoamento dos balconistas.

4. OBJETIVO GERAL

Fazer com que os balconistas distingam as diferenças entre os três tipos de medicamentos: referência, genérico e similar.

5. CONTEÚDOS TRABALHADO

Reconhecendo as diferenças entre medicamentos de referência, genérico e similares.

6. METODOLOGIA DE TRABALHO

Levantamento bibliogràfico

7. RECURSO MATERIAS, FINANCEIRO E HUMANO

8. AVALIAÇÃO

9. CRONOGRAMA DE ATIVIDADE

Referências

Esses medicamentos trazem na embalagem, logo abaixo do nome do princípio ativo que identifica o produto, a frase "medicamento genérico–Lei9.787/99".

Os remédios similares que até o dia 23 de janeiro eram comercializados somente pelo nome do princípio ativo estão obrigados a partir daquela data a adotar uma marca comercial ou agregar à denominação do princípio ativo o nome do laboratório fabricante. Exemplo: "XYZdipirona". As embalagens dos similares não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com