TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exemplo De Um Laudo Ergonomico

Trabalho Escolar: Exemplo De Um Laudo Ergonomico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  4.055 Palavras (17 Páginas)  •  3.279 Visualizações

Página 1 de 17

LAUDO ERGONÔMICO

IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

Razão Social:

Endereço: RUA:

CEP:

Bairro:

Município /Estado: DUQUE DE CAXIAS/RIO DE JANEIRO

CNPJ:

CNAE (Código Nacional Atividade Econômica):

Grau de Risco:

Horários:

INTRODUÇÃO

Trata-se de um laudo que retrata as condições de trabalho dos colaboradores de uma unidade educacional prestadora de serviço ao estado. O laudo foi elaborado mediante levantamento e análise das condições ambientais e do mobiliário do referido posto de trabalho, utilizando como fundamentação as normas contidas na NR17 Ergonomia e na NBR 5413 – Iluminância de interiores. O laudo também apresente sugestão para a melhoria do posto de trabalho.

DEFINIÇÕES

• Ergonomia:

É a ciência que estuda a adaptação do ser humano ao trabalho, procurando adaptar as condições de trabalho às características físicas e limitações individuais de cada um.

A palavra Ergonomia deriva do grego Ergon [trabalho] e nomos [normas, regras, leis]. Trata-se de uma disciplina orientada para uma abordagem sistêmica de todos os aspectos da atividade humana.

A Ergonomia se preocupa com as condições gerais de trabalho, tais como, a iluminação, os ruídos e a temperatura, que geralmente são conhecidas como agentes causadores de males na área de saúde física e mental, mas que o estudo procura traçar os caminhos para a correção. O seu objetivo é aumentar a eficiência humana, através de dados que permitam que se tomem decisões lógicas.

Observa-se que ao respeitar os princípios ergonômicos, uma avaliação se faz levando em consideração todo o contexto das atividades de produção, buscando alternativas que permitam adaptar o trabalho ao homem, e às suas limitações psicofisiológicas, com o objetivo de promover o conforto, a segurança e o desempenho humano eficiente. O importante não é, somente, inserir as novas tecnologias no seio produtivo, mas, também, verificar em que medida tais inserções poderão garantir a maximização da qualidade do trabalho e de vida do trabalhador, os quais têm repercussões na produtividade.

Para se conhecer todas as características do trabalho deve ser analisada a demanda de trabalho, a empresa como um todo e/ou uma parte dela e a organização do trabalho.

• Tipos de Ergonomia:

Ergonomia física → Está relacionada com às características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica em sua relação a atividade física. Os tópicos relevantes incluem o estudo da postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios músculo esqueléticos relacionados ao trabalho, projeto de posto de trabalho, segurança e saúde.

Ergonomia cognitiva → Refere-se aos processos mentais, tais como percepção, memória, raciocínio e resposta motora conforme afetem as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Os tópicos relevantes incluem o estudo da carga mental de trabalho, tomada de decisão, desempenho especializado, interação homem/computador, stress e treinamento conforme esses se relacionem a projetos envolvendo seres humanos e sistemas.

Ergonomia organizacional → Concerne à otimização dos sistemas sócio técnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, políticas e de processos. Os tópicos relevantes incluem comunicações, gerenciamento de recursos de tripulações (CRM - domínio aeronáutico), projeto de trabalho organização temporal do trabalho, trabalho em grupo, projeto participativo, novos paradigmas do trabalho, trabalho cooperativo, cultura organizacional, organizações em rede, tele trabalho e gestão da qualidade.

LEGISLAÇÃO

No Brasil, a legislação a respeito das diretrizes da ergonomia está explicitada na Norma Regulamentadora de nº 17, que descreve os objetivos que os Laudos Ergonômicos devem atingir, conforme explicita o item 17.1 da NR 17:

“Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente”.

17.1.1. As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho, e à própria organização do trabalho.

17.1.2. Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho, conforme estabelecido nesta Norma Regulamentadora.”

OBJETIVO GERAL

O presente Trabalho visa levantar dados para análise ergonômica do trabalho nos diversos ambientes da empresa, analisando os agentes ergonômicos pertinentes à atividade desenvolvida, conforme estabelece a Portaria n. 3.214/78 alterada pela Portaria n. 3.751/90 – Norma Regulamentadora (NR-17).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

? Reconhecer os riscos ocupacionais existentes em cada função – atividade.

? Analisar e quantificar estes riscos.

? Propor medidas de controle seja estas na fonte na trajetória e no receptor.

? Garantir a preservação da saúde e integridade física do empregado.

? Garantir à empresa a condição ocupacional dos seus empregados.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

As informações colhidas foram fornecidas pelos responsáveis de cada setor de trabalho. Os funcionários foram questionados sobre as atividades que foram consideradas neste laudo. Foi utilizado Decibelímetro para a medição de temperatura, umidade e ruído da marca Instrutherm, modelo THDL 400 e luxímetro para medição da iluminância da marca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com