TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lentigo Solar

Ensaios: Lentigo Solar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 2

Lentigo Solar

Você, com certeza, já deve ter ouvido alguém falar em "manchas senis". Elas são popularmente chamadas assim porque costumam aparecer em pessoas com idade mais avançada.

Na verdade, estas manchas não são provocadas pela idade e sim pelo dano causado pelo sol ao longo dos anos. Como o resultado da ação do sol só vai aparecer com o passar do tempo, as melanoses solares são mais comuns em pessoas de idade. Daí o nome "mancha senil".

Quer comprovar?

É fácil comprovar que a mancha senil é, na verdade, uma mancha solar. Basta olhar a pele da região das axilas ou a parte interna dos braços, que ficam protegidas do sol, e ver que, apesar de terem a "mesma idade" que a pele afetada pela melanose solar, ali não se encontram as manchas.

As melanoses solares são manchas escuras, de coloração castanha a marrom, geralmente pequeninas, mas que podem chegar a alguns centímetros de tamanho. Elas surgem apenas nas áreas que ficam muito expostas ao sol, como a face, o dorso das mãos e dos braços, o colo e os ombros. São mais frequentes em pessoas de pele clara.

O dano solar acumulado ao longo dos anos induz ao aumento do número de melanócitos (célula que produz o pigmento que dá cor à pele) e da sua atividade, produzindo mais melanina e escurecendo a pele.

Mancha Senil (Mancha de velhice - lentigo)

Estas manchas escuras surgem principalmente na face, colo, dorso mãos e antebraços. Elas manchas aparecem e aumentam com a idade, daí serem, por muitos, conhecidas como manchas de idade ou velhice. Há uma certa predisposição familiar, mas a causa principal é a exposição ao sol. A cor escura deve-se a depósito exagerado de melanina.

O envelhecimento natural (intrínseco) mais o provocado pelo ambiente (extrínseco) causa atrofia progressiva da pele. No adulto, esta atrofia (diminuição dos folículos pilo-sebáceos, pele e camada de gordura mais fina) é de 3% a cada 10 anos. A pele torna-se desidratada, frágil e surgem lesões: manchas senis, efélides (sardas), ceratoses (lesões ásperas e espessas que descamam) de natureza actínica e seborrêica.

Inestéticas, as ceratoses têm potencial de transformação em câncer.

O tratamento visa renovar a parte superficial da pele onde estão os pigmentos que provocam as manchas e rejuvenescer a área tratada. Neste rejuvenescimento, procura-se, com técnicas pouco agressivas eliminar as manchas e demais imperfeições, provocando neocolagênese (formação colágeno) para melhorar a textura e a elasticidade da pele. Com esta característica de tratamento temos a LUZ PULSADA, Laser, Peelings, Criopeeling e Dermoabrazão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com