TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia Do Sistema Solar

Trabalho Universitário: A Metodologia Do Sistema Solar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  1.836 Palavras (8 Páginas)  •  3.201 Visualizações

Página 1 de 8

O Sistema Solar

O sistema solar localiza-se na galáxia Via Láctea, é composto basicamente de uma estrela, o Sol, oito plantas, Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, planetas menores denominados planeta anão, como Plutão, satélites naturais como a Lua, asteroides e cometas.

Entre muitas teorias que visam explicar a origem deste sistema a mais aceita atualmente é a que explica a formação do Sol através de uma grande nuvem de poeira cósmica e gases, aproximadamente a 4,6 bilhões de anos e o que restou de sua formação foi o que deu origem aos planetas e demais corpos celestes do sistema solar.

Todos os planetas giram em torno do Sol, essa trajetória recebe o nome de órbita, cada planeta realiza sua órbita, também denominada movimento de translação, em tempos diferentes, quanto mais próximo este estiver do sol menos tempo levara para contorna-lo, do contrario quanto maior a distancia mais tempo demorara para completar sua orbita.

Esta distancia também influencia na temperatura do planeta, pois quanto mais próximo do Sol as temperaturas são extremamente elevadas, se distante é extremamente frio, a Terra é o único planeta que possui temperatura agradável e estável devido suas características que explicaremos a seguir e também sua posição em relação ao Sol.

A massa total do sistema solar esta distribuída desta forma:

Massa do Sol é de: 99,8%

Massa de Júpiter: 0,1%

Massa de todos os cometas do sistema solar: 0,05%

Massa de todos os demais planetas e satélites, anéis, asteroides: 0,05%

Diante destes números podemos ter uma noção do quanto é imenso o tamanho do Sol em relação aos demais corpos celestes existentes no sistema solar.

O Sol

O Sol é apenas uma das bilhões de estrelas que fazem parte da Via Láctea, no entanto essencial para a vida no planeta Terra.

Como todas as demais estrelas, é composto basicamente de hélio e hidrogênio, possuí massa total de 99,8% da massa de todo o sistema solar.

Estima-se que sua idade seja aproximadamente de 4,6 bilhões de anos, sua estrutura é gasosa, sua temperatura externa é de aproximadamente 6000Cº, proveniente de uma grande concentração de energia que seu núcleo libera, a fusão nuclear é sua fonte básica de energia.

Mercúrio

A partir do Sol Mercúrio é o primeiro planeta do sistema solar, atualmente o menor também, localiza-se entre Sol e Venus, sua superfície aparenta- se com a superfície da Lua, devido constantes e grandes impactos de meteoritos, não possui satélite natural.

Sua temperatura durante o dia pode chegar aproximadamente 400ºC e a noite, em uma enorme variação chegar a aproximadamente -170ºC, essa variação se da pelo fato sua atmosfera ser insignificante, também não há indícios de água neste planeta.

É o planeta de maior densidade do sistema solar, ou seja, constituído essencialmente de matéria solida. ACHAR UM DADO SEGURO E FALAR SOBRE O TEMPO DE DURAÇÃO DOS MOVIMENTOS DE ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO DE MERCURIO.

Vênus

Terra

A Terra é o único planeta que possuí condições para a existência de vida, é o terceiro planeta, em relação ao Sol, do sistema solar, situa-se entre Vênus e Marte.

Possuí atmosfera, o que proporciona uma temperatura amena e instável, é o único planeta que possui água em estado liquido e abundante, cerca de 70% da superfície terrestre é coberta por água. Os movimentos mais importantes realizados pela terra são o movimento de rotação e de translação.

O movimento de rotação é aquele que a Terra realiza em torno do seu próprio eixo, ou seja, a volta que da em torno de si mesma e tem com consequência os dias e as noites, com duração de aproximadamente 24 horas.

O movimento de translação é o que a Terra realiza em torno do Sol, e tem como consequências os meses, o ano e suas estações. A Terra leva aproximadamente 365 dias para realizar o movimento de translação.

Possuí formato denominado geoide, achata nos polos e arredondada no equador, possuí um único satélite natural, a lua.

Lua

A Lua é o satélite natural da Terra, o solo lunar possuí muitas crateras o que é consequência dos choques de meteoritos com o satélite, formados durante milhões de anos. Devido a falta de atmosfera, que atua como uma barreira de proteção. A superfície lunar também possui cadeias montanhosas com picos geralmente pontiagudos, pouco mudaram através dos bilhões de anos, devido a falta de erosão.

Possuí três principais movimentos, rotação, translação e revolução. O movimento de rotação é realisado em torno do seu próprio eixo, o de translação a Lua realisa em torno do Sol, juntamente com a Terra e o de revolução é o movimento que ela realisa em torno da Terra.

Em relação a Terra a Lua possuí o que chamamos de fase, ou seja, o percentual de sua face iluminada, devido seu posicionamento em relação ao Sol, que podemos visualizar. São quatro as fases da lua: Nova, Minguante, Crescente e Cheia.

A lua também influencia diretamente os mares terrestres, o que se da no efeito das marés, devido a atração gravitacional exercida por ela.

COMPOSIÇÃO

Marte

Marte é o quarto planeta do sistema solar, situa-se entre a Terra e Júpiter, também chamado de planeta vermelho, devido a cor avermelhada de sua superfície pela abundancia da substancia oxido de ferro, mais popularmente a ferrugem. Possuí dois satélites naturais, possui uma atmosfera bem menos espessa que a nossa, há água em estado solido em determinados pontos planeta. COMPOSIÇÃO

Júpiter

Maior planeta do sistema solar, situa-se entre Marte e Saturno, é um planeta gasoso, sua composição assemelha-se com a composição das estrelas, composto principalmente por hidrogênio e hélio, possuí anéis, porem estes são extremamente finos e constituídos por partículas muito pequenas. A imensas tempestades de vendo no planeta, ciclones que sobrevivem por até III séculos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com