TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ler Dort

Artigo: Ler Dort. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Artigo  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 5

L.E.R./D.O.R.T.

INTRODUÇÃO

Ler / Dort, não é uma doença, e sim um desequilíbrio gerada por motivo de movimentos repetitivo.

Está lesão pode se manifestar em varias áreas de atuação como nos esportes, ou nas áreas operacionais. Com o aumento da produtividade nas Industrias e as mesmas não analisando a necessidade de seus colaboradores, ajudou a desencadear este distúrbio que provoca dor e inflamação e pode alterar a capacidade funcional da região comprometida.

Postura inadequada, digitação por tempo excessivo, são um dos motivos que levam as pessoas a adquirirem esta disfunção.

Hoje já se usa métodos preventivos para a redução deste quadro, como equipamentos ergonomicamente corretos, redução da jornada de trabalho e intervalos para descanso.

DEFINIÇÃO

L.E.R. (Lesões por Esforço Repetitivo) Não é propriamente uma doença, são lesões nos sistemas músculo-esquelético e nervoso causadas por tarefas repetitivas, esforços vigorosos, vibrações, compressão mecânica ou posições desagradáveis por longos períodos. É um tipo de D.O.R.T. (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho) é ilegal demitir um trabalhador por causa da LER, assim como de qualquer outra doença ocupacional relacionada ao trabalho.

COMO SE ADQUIRE

Com a Revolução Industrial, esses quadros clínicos, configuraram-se claramente como decorrência de um desequilíbrio entre as exigências das tarefas realizadas no trabalho e as capacidades funcionais individuais, tornando-se mais numerosos. A partir da segunda metade do século XX adquiriram expressão em número.

Agressão, que vão desde esforços repetidos continuadamente ou que exigem muita força na sua execução, até vibração, postura inadequada e estresse. Tal associação de terminologias fez com que a condição fosse entendida apenas como uma doença ocupacional, e que existem profissionais expostos a maior risco: pessoas que trabalham com computadores, em linhas de montagem e de produção ou operam britadeiras, assim como digitadores, músicos, esportistas, e pessoas que fazem trabalhos manuais.

Respeito aos limites biomecânicos, força, repetividade, manutenção de posturas específicas por períodos prolongados, ajuda a desencadear um distúrbio musculoesquelético.

SINTOMAS

.

Os principais sintomas é a dor localizada em uma região, durante a realização da atividade causadora da síndrome. Sensação de peso e desconforto no membro afetado. Dor espontânea localizada nos membros superiores ou cintura escapular, às vezes com pontadas que aparecem em caráter ocasional durante a jornada de trabalho e não interferem na produtividade. Não há uma irradiação nítida. Melhora com o repouso. É em geral leve e fugaz, e os sinais clínicos estão ausentes. A dor pode se manifestar durante o exame clínico, quando comprimida a massa muscular envolvida. Tem bom prognóstico.

ESTÁGIOS

1º)- Dor e cansaço nos membros superiores durante o turno de trabalho, com melhora nos fins de semana, sem alterações no exame físico e com desempenho normal.

2º) - Dores recorrentes, sensação de cansaço persistente e distúrbio do sono, com incapacidade para o trabalho repetitivo.

3º) - Sensação de dor, fadiga e fraqueza persistentes, mesmo com repouso. Distúrbios do sono e presença de sinais objetivos ao exame físico.

GRUPO DE DOENÇAS

Tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro torácico, síndrome do pronador redondo, mialgias -, que afeta músculos, nervos e tendões dos membros superiores principalmente, e sobrecarrega o sistema musculoesquelético. Esse distúrbio provoca dor e inflamação e pode alterar a capacidade funcional da região comprometida. A prevalência é maior no sexo feminino.

ENDINITE:

inflamação de tendão

TENOSSINOVITE:

inflamação de tendão e bainha sinovial

SINOVITE:

inflamação de bainha sinovial

NEURITE:

inflamação do nervo

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO:

estreitamento do túnel do carpo, localizado no punho, o

que causa a compressão de várias estruturas existentes

ao longo do túnel, inclusive do nervo mediano

SÍNDROME MIOFASCIAL:

dor da musculatura e de outras partes moles em

determinada região do corpo, sem que haja

necessariamente uma tendinite ou tenossinovite.

SETORES DE TRABALHO MAIS AFETADOS

Bancário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com