TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leucemia

Resenha: Leucemia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Resenha  •  229 Palavras (1 Páginas)  •  437 Visualizações

As leucemias são distúrbios malignos do sistema hematopoiético, que envolvem a medula óssea e os gânglios linfáticos. São caracterizadas pela incontrolada proliferação dos leucócitos e seus precursores.

A proliferação de qualquer tipo de célula interfere, muitas vezes, com a produção normal de outras células hematopoiéticas, levando ao desenvolvimento de células imaturas, anemia, etc. A imaturidade dos glóbulos brancos leva à diminuição da imunocompetência, com aumento da susceptibilidade às infecções.

A infiltração da medula óssea resulta na diminuição da produção e funcionamento de células sanguíneas normais. Dependendo do tipo, a doença pode se espalhar para os nódulos linfáticos, baço, fígado, sistema nervoso central e outros órgãos e tecidos, causando inchaço na área afetada.

Embora suas causas ainda não estejam definidas, suspeita-se que alguns fatores podem aumentar as chances de desenvolver alguns tipos de leucemia.

São eles:

- Tabagismo

- Radiação (radioterapia, raios X)

- Síndrome de Down e outras doenças hereditárias

- Benzeno (encontrado na fumaça do cigarro, gasolina e muito utilizado na indústria química) - Síndrome mielodisplásica e outras desordens sanguíneas

- Ter uma doença autoimune

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com