TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leucemias

Projeto de pesquisa: Leucemias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 4

1. LEUCEMIA

Leucemias são doenças malignas que acometem os leucócitos, os glóbulos brancos do sangue presentes nos gânglios linfáticos e na corrente sanguínea.

Assim como os glóbulos vermelhos (cuja função é transportar oxigênio para órgãos e tecidos) e as plaquetas (células responsáveis pela coagulação), os leucócitos são fabricados dentro da medula óssea a partir de uma célula-tronco e são responsáveis por grande parte do nosso sistema imunológico.

Nas leucemias, além de perder a função de defesa do organismo, os glóbulos brancos doentes produzidos descontroladamente reduzem o espaço na medula óssea para a fabricação das outras células que compõem o sangue e elas caem na corrente sanguínea antes de estarem preparadas para exercer suas funções. A causa da leucemia não é totalmente conhecida, porém existem algumas evidências de que as influências genéticas e a patogenia viral podem estar envolvidas, diz alguns artigos hematológicos (American Cancer Society [ACS], 2008b; Sherbenou &Druker,2007;Taylor,2007), (in verbis).

A Leucemia é uma proliferação neoplásica de um tipo celular específico (granulócitos, monócitos, linfócitos ou, raramente, eritrócitos ou megacariócitos). O defeito origina-se na célula-tronco hematopoética, na célula-tronco mieloide ou linfoide. Os linfomas são neoplasias do tecido linfoide, derivados habitualmente dos linfócitos B. O mieloma múltiplo é uma neoplasia maligna da forma mais madura do linfócito B, o plasmócito.

A lesão da medula óssea em decorrência da exposição á radiação ou de substância químicas, como benzeno e agentes alquilantes (por exemplo, Melfalana [Alkeran]), pode provocar leucemia.

As leucemias, que podem ser classificadas de acordo com a evolução e o tipo de defeito dos glóbulos brancos:

Quanto à evolução:

a) Leucemia aguda – quando as células malignas se encontram numa fase muito imatura e se multiplicam rapidamente, causando uma enfermidade agressiva. O início dos sintomas é abrupto, ocorrendo frequentemente dentro de algumas semanas. A fraqueza e a fadiga são manifestações comuns, não apenas da leucemia, mas também das complicações da anemia e da infecção.

b) Leucemia crônica – quando a transformação maligna ocorre em

células-tronco mais maduras. Nesse caso, a doença costuma evoluir

mais lentamente, com complicações que podem levar meses ou anos para ocorrer. (in verbis).

A princípio foi formulada a hipótese de que essas células poderiam escapar de apoptose (morte celular programada), resultando em acúmulo excessivo de células na medula óssea e na circulação. Todavia essa hipótese está sendo atualmente questionada (Chiorazzi & Ferrarini, 2006).

Quanto aos glóbulos brancos afetados:

a) Leucemia linfoide, linfocítica ou linfoblástica – afeta as células linfoides; é mais frequente em crianças; ocorre principalmente na faixa etária de 02 á 08 anos.

b) Leucemia mieloide ou mieloblástica – afeta as células mieloides; é mais comum em adultos.

1.1 A importância dos Cuidados de Enfermagem com estes pacientes

Tão importante quanto o tratamento da doença em si, é a atenção dada aos aspectos sociais do indivíduo, uma vez que o paciente deve receber atenção integral, inseridos no seu contexto familiar. A cura não deve se basear somente na recuperação biológica, mas também no bem-estar e na qualidade de vida do paciente.

Neste sentido, não deve faltar ao paciente e à sua família, desde o início do tratamento, o suporte psicossocial necessário, o que envolve o da sociedade, envolvidos no apoio as famílias e à saúde do doente.

1.2 Cuidados de Enfermagem:

• Justificar as técnicas de lavagem das mãos para qualquer pessoa que entre em contato com o cliente. - fazer uso de luvas e antissepsia rigorosa da pele para instalar infusões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com