TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Limpeza Secagem E Esterelização De Materiais No Laboratorio

Casos: Limpeza Secagem E Esterelização De Materiais No Laboratorio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/1/2015  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 2

Deve ser usada uma esponja macia para evitar riscos na vidraria, o que dificultaria a leitura das análises. Para frascos de boca estreita como erlenmeyers, provetas e tubos em geral são utilizados escovas específicas (cepilhos) que possuem cerdas macias e são encontradas em diversos tamanhos.

O enxágue deve ser minucioso já que resíduos de detergente podem alterar resultados de testes sorológicos e atrapalhar o cultivo microbiológico. Todo material deve ser enxaguado em água corrente. Em frascos e tubos, deve-se preencher além da metade com água corrente e descartar por sete vezes, repetindo o procedimento no mínimo três vezes com água destilada. No caso de vidrarias para testes sorológicos, deve-se repetir o enxágue com água destilada por sete vezes.

As pipetas necessitam de cuidados especiais. Imediatamente após seu uso devem ser descartadas em uma cuba ou jarra alta ou desprezador de pipetas com solução de hipoclorito de sódio. No caso da jarra ou desprezador de pipetas deve ficar completamente imersa e com a ponta voltada para baixo, por isso na parte inferior deste recipiente deve ter algum sistema de amortecimento, como uma almofada de gaze ou pedaço de isopor, para evitar a quebra da ponta da pipeta. Depois de ficar de molho, drenar a água do recipiente substituindo por água corrente e deixar água da torneira correndo até que todos os traços de sujeira sejam removidos. Depois, as pipetas devem ficar imersas em água destilada durante pelo menos uma hora. Após este molho secar a parte externa e deixar secar em pé com a ponta voltada para cima. Existem lavadoras automáticas ou semiautomáticas de pipetas que ficam acopladas a uma torneira e realizam esse processo, são ideais para laboratórios com grandes rotinas.

Os materiais podem ser secos naturalmente, em temperatura ambiente ou colocada em estufa de secagem usada especificamente para esta finalidade. Deixar sempre a boca dos tubos e frascos voltados para baixo e deve-se atentar para a compatibilidade do material com a temperatura da estufa, por exemplo, uma vidraria ou instrumento de metal suporta mais calor do que um recipiente plástico, que pode inclusive derreter com altas temperaturas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com