TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lavagem, Secagem E Esterelização De Materiais

Monografias: Lavagem, Secagem E Esterelização De Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  4.765 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO................................................................................................................ 04

1. Equipamentos de Proteção Individual (EPI)........................................................ 05

2. Lavagem e Esterilização de Materiais................................................................. 05

2.1. Procedimentos de lavagem de tubos......................................................... 06

2.2. Procedimentos para lavagem das tampas dos tubos e ponteiras................ 06

2.3. Procedimentos para lavagem de lâminas, lamínulas e placas.................... 07

CONCLUSÃO................................................................................................................... 08

INTRODUÇÃO

Os diferentes materiais utilizados em um laboratório de Análises Clínicas para realização dos mais diversos tipos de exames devem ser limpos obedecendo a substância do qual o mesmo é constituído, ou seja, os procedimentos para limpeza de um material de vidro não será exatamente o mesmo para limpeza de um material de plástico.

É imprescindível que todo o conjunto de materiais a serem reutilizados em exames laboratoriais, receba higienização adequada e rigorosa, objetivando um material livre de qualquer composto contaminante.

O presente relatório abordará os procedimentos de lavagem, secagem e esterilização de materiais observados e executados no estágio supervisionado que aconteceu no período de 24, 25 e 26 de março de 2014, no laboratório Bio-Exames, sob supervisão da Biomédica Luciane Ferreira. Serão tratados de forma legítima todos os procedimentos realizados durante os três dias de estágio que ocorreram no turno vespertino.

1. Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

Durante os três dias de estágio foi frisado que os EPI’s são de extrema importância nos procedimentos de limpeza, uma vez que evitam o contato direto com materiais perfuro-cortantes e, consequentemente, o contato com amostras biológicas. Foi necessário o uso de luvas de borracha, toucas, óculos de proteção e avental. A utilização de cada um desses equipamentos é muito importante, pois muitas das vezes, os resíduos das amostras acabam atingindo o jaleco e até mesmo os olhos do técnico que realiza a limpeza. Seguindo as orientações da Bioquímica, em todos os três dias foram utilizados esses EPI’s.

2. Lavagem e Esterilização de Materiais

No decorrer do estágio foi observado que há materiais que diferem de outros quanto a sua composição, sendo necessária a limpeza adequada para cada tipo de material.

Tanto os materiais de plástico quanto os de vidro precisavam ser limpos corretamente, havendo necessidade da atenção do técnico para não deixar que nenhum fragmento de amostra fique preso nos tubos.

Após a lavagem, procede-se todo esse material limpo para estufa, com exceção dos materiais de plástico, pois a alta temperatura da máquina poderia danificar os mesmos.

2.1. Procedimentos de lavagem de tubos

As amostras contidas nos tubos são desprezadas, com o auxílio de um palito, em um recipiente específico. Em seguida, os tubos são lavados com água corrente e postos de molho em uma solução com hipoclorito de sódio, água e sabão. Realizamos, repetidamente, esse procedimento que acontece todos os dias em uma sala própria para a limpeza dos materiais.

Quanto aos tubos utilizados nos exames de urianálise, apenas eram desprezadas as amostras na pia, lavados com água corrente e colocados de molho na mesma solução dos outros tubos. Passados alguns minutos, eram retirados do molho todos os tubos, para última lavagem em água corrente. Os tubos com amostras de sangue, quando continham resíduos de amostra, eram limpos com o auxílio de uma pequena escova. Feita a lavagem, os tubos eram colocados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com