TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lavagem Do Material, Organização E Limpeza Do Laboratório.

Trabalho Universitário: Lavagem Do Material, Organização E Limpeza Do Laboratório.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/1/2014  •  1.088 Palavras (5 Páginas)  •  1.948 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E EXATAS – DQE

TÉCNICAS BÁSICAS DE LABORATÓRIO EM QUÍMICA

TURMA P04

Profª. Me. Alcione Torres Ribeiro

LAVAGEM DO MATERIAL, ORGANIZAÇÃO E LIMPEZA DE LABORATÓRIO

Juscelia Pereira dos Santos

Jequié

Julho/2011

INTRODUÇÃO

A limpeza das vidrarias é essencial para assegurar o bem-estar no laboratório, e validar os resultados. Assim vidrarias que não são devidamente limpas, são responsáveis quimicamente por resultados inesperados, ou seja, utilizar uma vidraria suja é perdas de tempo, trabalho e reagentes.

Toda vidraria deve ser lavada imediatamente após o uso, caso isso não aconteça pode tornar-se impossível a remoção depois. Durante a lavagem todas as partes do recipiente devem ser esfregadas com uma escova que sirva, em tubos de ensaio, buretas e em frascos e garrafas de várias formas e tamanhos, portanto as escovas não devem estar muito gastas, para evitar que sua parte metálica risque o vidro, uma vez que vidros riscados estão mais propícios a quebrarem.

É preciso lavar as vidrarias com detergente e água corrente(se o mesmo não for por determinação de fósforo), e a limpeza também deve ser feita com ácidos, a depender da vidraria, ou seja, do grau de engorduramento é preciso utilizar mais que um ácido para que ocorra a limpeza completamente, e em seguida quando for enxaguar retirar todo ácido do recipiente, tendo cuidado para não entrar em contato com as mãos, deve-se ainda utilizar a água destilada, lembrando que é de extrema importância a remoção de toda solução utilizada na limpeza, quando a água escoar por toda superfície sem deixar gotículas a limpeza está completa. A secagem podem ser em estufas, (a depender da vidraria) suspensos através de ganchos, ou em cestos com a boca virada para baixo. Seu armazenamento deve ser feito em locais especialmente para cada peça.

OBJETIVO

Desenvolver procedimentos adequados para validar a limpeza das vidrarias no laboratório, proporcionando o conhecimento de todas as soluções e materiais utilizados para devidos fins, observando os resultados obtidos durante cada procedimento, e a importância da utilização de vidrarias devidamente limpas.

MATERIAL E MÉTODO

-BÉQUER

-PÊRA

-ÁGUA CORRENTE

-DETERGENTE

-BUCHA

-PAPEL TOLHA

-PISSETA

-ÁGUA DESTILADA

-BALÃO DE FUNDO CHATO

-TUBO DE ENSAIO

-KITASSATO

-ERLENMEYER

-BURETA

-PIPETA VOLUMÉTRICA

-PROVETA

-ÁCIDO CLORÍDRICO(HCl) 1:1

-ÁCIDO NITRITO (HNO3)1:1 (v/v)

-POTASSA ÁLCOOLICA (KOH)

LIMPEZA DA VIDRARIA DE ACORDO COM O AGENTE DE LIMPEZA: detergente.

Foi adicionado 5 gotas de detergente e em seguida enxaguado com água corrente e água destilada.

TRATAMENTO DA VIDRARIA DE ACORDO COM O AGENTE DE LIMPEZA: ácido clorídrico.

Após escoar a água da vidraria, adicionou-se 50ml de ácido clorídrico, logo após retirou-se completamente toda solução enxaguando abundantemente com água corrente e água destilada.

LIMPEZA DA VIDRARIA DE ACORDO COM O AGENTE DE LIMPEZA: ácido nítrico.

Acrescentou-se na limpeza 50 ml do ácido nítrico, retirando totalmente seguida de enxágüe com água corrente e água destilada.

TRATAMENTO DA VIDRARIA DE ACORDO COM O AGENTE DE LIMPEZA: potassa alcóolica.

Foi envolvida toda vidraria com 50 ml do ácido, em seguida descartado e enxaguado em água corrente, água destilada e álcool, colocando-a em suportes específicos para secarem.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

As vidrarias inicialmente foram lavadas com detergente e água corrente, entretanto esse agente de limpeza não foi satisfatório, devido ao alto índice de engorduramento contida nelas. Após ter enxaguado, foi adicionado 50 ml de ácido clorídrico (HCl)1:1 (v/v), envolvendo a vidraria completamente, e em seguida o agente foi devolvido ao béquer e a vidraria enxaguada com água corrente, logo depois com água destilada.

Porém foi notado que a vidraria ainda não estava completamente limpa, pois o seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com