TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Líquido Cefalorraquidiano

Dissertações: Líquido Cefalorraquidiano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 3

Líquido Cefalorraquidiano

Definição: O líquido Cefalorraquidiano é encontrado como um fluído corporal estéril, incolor, encontrado no espaço subaracnóideo no cérebro e medula espinhal. Ele se caracteriza-se por ser uma solução salina pura, e com baixo teor de proteínas e células, ele também é responsável pela a proteção hidráulica e meio de sustentação, além de meio para nutrição.

Produção: O líquido cefalorraquidiano circula no cérebro e medula espinhal através de cavidades especiais que constituem o chamado sistema ventricular. As cavidades são designadas como dois ventrículos laterais, o terceiro ventrículo e o quarto ventrículo. Comunicando os ventrículos laterais, com o terceiro ventrículo encontram-se os forames ventriculares, enquanto o aqueduto de Sylvius comunica o terceiro ventrículo, situado no diencéfalo, com o quarto ventrículo, situado no rombencéfalo. Em cada uma das quatro cavidades ventriculares imagina-se um plexo vascular, responsável pela produção do líquor.

Os ventrículos laterais invadem os lobos frontal, temporal e occipital. Por isso, são considerados em cada ventrículo, três cornos: um anterior ou frontal, outro posterior ou occipital e, finalmente, o inferior ou temporal.

Cada ventrículo contém o plexo coróide que produz o líquor.

Função: A função principal dele é a proteção mecânica do sistema nervoso central. Ou seja se o crânio for repentinamente deslocado, a densidade do líquor serve para diminuir o impacto entre o encéfalo e os ossos do crânio, reduzindo por meio disso, danos concussivos. Outra função deste líquido é fornecer nutrientes para o tecido nervoso e remover resíduos metabólicos do mesmo.

Hidrocefalia : A Hidrocefalia é um acúmulo excessivo de Líquido cefalorraquidiano, dentro dos ventrículos. A afecção em questão surge quando há um desequilíbrio entre a quantidade produzida desse líquido e a quantidade que é absorvida. Esse desequilíbrio pode ocorrer devido a uma obstrução na drenagem do líquido para o sistema sanguíneo, ou também, ocorrer por outras razões, como excesso de produção do líquido cefalorraquidiano. Consequentemente ao aumento de líquido cefalorraquidiano, ocorre uma dilatação dos ventrículos, que ocasionará um aumento desproporcional de massa encefálica, essa pressão causada pelo líquido não drenado provocará prejuízos motores, cognitivos e de linguagem.

A Hidrocefalia é classificada de acordo com sua causa:

Obstrutiva ou não-comunicante: é quando há um bloqueio no sistema ventricular do cérebro,impedindo que o líquido cefalorraquidiano flua normalmente pelo cérebro e medula espinhal. Esta obstrução pode surgir no nascimento ou até mesmo após.

Não-obstrutiva ou comunicante: é resultante da baixa produção do fluído ou de sua absorção. É mais comum de ocorrer quando há aumento de pressão, aparecendo com maior freqüência em pessoas idosas. Resulta de um trauma ou doença, porém as causas ainda não estão totalmente elucidadas.

Indivíduos que sofrem de hidrocefalia podem apresentar problemas de aprendizagem, geralmente associados com problemas de concentração, de raciocínio lógico, memória curta, problemas de coordenação, de organização, dificuldades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com