TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Nervoso Central: O Líquido Cefalorraquidiano (LCR)

Por:   •  17/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.464 Palavras (6 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas

TAMIRES ALEXANDRE DOS ANJOS

Sistema Nervoso Central: O Líquido Cefalorraquidiano (LCR)

Diadema

2018

TAMIRES ALEXANDRE DOS ANJOS

Sistema Nervoso Central: O Líquido Cefalorraquidiano (LCR)

Trabalho apresentado à Universidade Federal de São Paulo, no Curso de Farmácia, como requisito da disciplina de Estrutura e Função de Tecidos, Órgãos e Sistemas I sob a orientação do Prof. Rodrigo Peliciari.

Diadema

2018

Introdução

O líquido cefalorraquidiano faz parte do sistema nervoso central e ocupa as cavidades dos ventrículos, o espaço subaracnóide, a medula espinhal e os espaços perivasculares. Esse líquido é constituído de proteínas, glicose, enzimas, potássio, cloreto de sódio e etc.

Ele está em equilíbrio osmótico com o sangue e circula pelas cavidades intracranianas, protegendo contra choques e traumatismos, preservando assim o tecido cerebral e a medula espinhal, além de proteger o SNC contra agentes infecciosos. Mudanças na densidade desse líquido ou na sua quantidade podem gerar problemas no funcionamento do sistema.

        

                   Figura 1: Fluxo do LCR

                 Fonte: Biomedicina Total  [pic 1]

Onde está situado e Circulação do LCR

O LCR está situado na camada subaracnóide que fica entre a aracnoide e a pia-máter. As vilosidades presentes em alguns pontos da aracnoide permitem uma grande comunicação e transferência do líquido para o sangue.

        

                            Figura 2: Estrutura de Transferência do LCR para o Sangue

                            Fonte: Anatomia em Foco  [pic 2]

        

O líquido cefalorraquidiano está presente nesses locais do sistema nervoso central:

  • Ventrículos cerebrais: Há quatro ventrículos cerebrais que se interligam entre si e por onde circula o LCR. A invaginação desses ventrículos dá origem ao plexo coroide que dá origem ao líquor;

                  Figura 3: Plexo Coróide [pic 3]

                   Fonte: Cérebro & Mente

  • Espaço Subaracnóide: O espaço subaracnóide faz parte do sistema de meninges que são tecidos conjuntivos que revestem o cérebro. Ele está situado entre a aracnoide e a pia-máter que é preenchido pelo líquido cefalorraquidiano;
  • Canal Ependimário: Está situado no centro da medula espinhal e também contém o líquido cefalorraquidiano e divide-se em anterior e posterior. Em um indivíduo adulto há cerca de mais de 140 ml desse líquido localizado na medula espinhal.

    Figura 4: Canal Ependimário – H Medular[pic 4]

Fonte: Sogab

Sistema de Barreiras

A barreira hematocenfálica é uma estrutura que protege o Sistema Nervoso Central. Ela é composta por células endoteliais e realiza a função de manutenção da homeostase de neurônios e as células da glia – que dão suporte aos neurônios – ela dificulta a passagem de algumas substâncias do sangue para o tecido nervoso, ou seja, ela é caracterizada pela permeabilidade seletiva.

A barreira hematocefálica consiste em dois compartimentos: o plexos coroides  e a rede capilar do SNC.

O plexo coroide serve como uma barreira sangue líquor. A BHE atua nessa comunicação do líquor com o SNC e por ser semipermeável é ela quem regula a entrada e saída de substâncias. O que caracteriza essa barreira são as junções oclusivas entre as células.

Produção e Absorção do LCR

O LCR é um líquido claro com baixa densidade. Ele é produzido de modo contínuo, e o que contribui para a sua formação é o transporte de íons de sódio pelo interior do plexo coroide, que por sua vez traz íons cloreto para o líquido e a água é também trazida para o seu interior o que constitui a secreção do LCR. Nesse líquido também há glicose, íons potássio e bicarbonato o que gera uma pressão osmótica semelhante à pressão do plasma sanguíneo.

A pressão do LCR é controlada pelas vilosidades da aracnoide que funcionam como válvulas que regulam a saída de LCR para o sangue.

A absorção do LCR é feita pelas vilosidades aracnoides para dentro dos seios venosos. É uma absorção unidirecional.

Funções do Líquido Cefalorraquidiano

A função do líquido cefalorraquidiano está relacionado com a homeostase do SNC e é um dos principais fluidos do nosso corpo. Dentre as funções do LCR, estão:

  • Protege o sistema nervoso central contra traumatismos. Ele minimiza o impacto físico gerado por possíveis danos, pois o líquido gera uma pressão importante amortecendo o impacto do choque gerado;

  • Na circulação ele transporta as substâncias importantes para o sangue como hormônios, anticorpos e linfócitos;

  • Atua na eliminação de impurezas e substâncias tóxicas;
  • Permite o diagnóstico de doenças por meio de sua coleta da medula espinhal e posterior análise;
  • Lubrificação que corresponde à movimentação sem atrito;
  • Via de aplicação da anestesia peridural que é uma anestesia local próxima aos nervos que transmitem sensações de dor e assim bloqueando a reação desses nervos a transmissão da dor.

Técnicas de Coleta do LCR

A coleta do LCR só pode ser feita depois de o paciente ou o seu responsável legal tenha assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, que tem a finalidade de expor àquele paciente os riscos que ele estará correndo no procedimento e as posteriores complicações que pode ser acometido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (269.4 Kb)   docx (355.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com