TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de líquido cefalorraquidiano

Tese: Sistema de líquido cefalorraquidiano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Tese  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Dois sistemas de líquidos sustentam os neurônios e as células gliais do sistema nervoso: o sistema do fluído cerebrospinal e o sistema vascular.

Sistema do Fluído Cerebrospinal

O sistema do LCR regula o meio extracelular e protege o sistema nervoso central. Formado nos ventrículos, circulando pelos mesmos e entra no espaço subaracnóide, logo após é absorvido na circulação venosa. Fornece água, alguns aminoácidos e íons específicos ao liquido extracelular. O LCR e o liquido extracelular se comunicam no encéfalo.

Ventrículos

Os espaços cheios de LCR dentro do encéfalo formam quatro ventrículos. Os ventrículos laterais que formam estruturas pares consistem em um corpo, um átrio e cornos anterior, posterior e inferior.

O terceiro ventrículo é uma fenda estreita na linha média do diencéfalo, sendo que suas paredes são o tálamo e o hipotálamo.

O quatro ventrículo é um espaço inferior à ponte e à medula oblonga. Drena para o espaço subaracnóide por meio de três pequenas aberturas.

Meninge

Três camadas de meninge cobrem o encéfalo e a medula espinal, são elas; a dura-máter, a aracnoide e a pia-máter.

A dura-máter circunda o encéfalo e consiste em uma camada externa, firmemente ligada ao interior do crânio. A aracnoide é a membrana delicada ligada frouxamente a dura. E a pia-máter é a camada mais interna, fica firmemente aposta as superfícies do encéfalo e à medula espinal.

Formação e Circulação do Fluido Cerebrospinal

O LCR sai dos ventrículos laterais e entra no terceiro ventrículo através dos forames interventriculares, e vai do terceiro ao quarto ventrículos pelo aqueduto cerebral. No espaço subaracnóide o LCR flui ao redor da medula espinal e encéfalo, depois absorvido pelas vilosidades da aracnoide, que se projetam através da dura e entram nos seios venosos.

Distúrbio Clinico do Sistema de Fluido Cerebrospinal

Distúrbios comuns do sistema do LCR incluem hematomas epidurais e subdurais, hidrocefalia e meningite. Os hematomas geralmente são conseqüência de trauma. Normalmente, existem apenas espaços potenciais entre a dura e o crânio e entre a dura e a aracnóide. Hemorragia em qualquer desses dois espaços potenciais pode causar separação das camadas, resultando em hematomas epidural e subdural.

Se a circulação do LCR for bloqueada, a pressão se elevará nos ventrículos, causando hidrocefalia, que é o aumento dos ventrículos. Nos lactentes, os ossos cranianos ainda não se fundiram, de modo que a pressão faz com que os ventrículos, hemisférios e a calota craniana se expandam. Sinais de hidrocefalia incluem tamanho de cabeça desproporcionalmente grande para a idade, fontanela anterior maior, má alimentação, inatividade e olhar para baixo. As causas comuns de hidrocefalia congênita incluem falha na abertura dos forames do quarto ventrículo, bloqueio do aqueduto cerebral, cistos no quarto ventrículo e a má formação de Arnold-Chiari.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com