TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANEJO E PRODUÇÃO DE CABRAS LEITEIRAS: RAÇAS SAANEN.

Dissertações: MANEJO E PRODUÇÃO DE CABRAS LEITEIRAS: RAÇAS SAANEN.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  1.756 Visualizações

Página 1 de 2

As boas práticas no manejo de criação de caprinos dependem muito do produtor, de como ele vai cria-lo, das regiões, das instalações que devem ser favoráveis à entrada do sol, o galpão que deve possuir orientação “Leste e Oeste”, a área a ser calculada para cada animal, a divisão dos currais de acordo com tamanho dos rebanhos e as categorias dos mesmos, o solo, a alimentação e higiene e atenção redobrada principalmente a partir do momento em que se confirma a gestação até a desmama dos filhotes que necessitam de cuidados especiais.

Ao fazer uso das boas práticas no manejo dos cabritos, o produtor ganha na redução da mortalidade e na proteção contra doenças, além de preparar o animal para ser mais produtivo e alcançar retorno financeiro mais consistente.

Segundo o médico veterinário Samuel Figueiredo de Souza, da Embrapa Tabuleiros Costeiros, as práticas de manejo simples e de baixo custo podem aumentar a produtividade e a qualidade dos rebanhos, agregando valor à atividade e contribuindo para a melhoria do rebanho no país e para a saúde dos consumidores de derivados da caprinocultura.

O trabalho a seguir será apresentado o manejo, a alimentação e as principais instalações para uma criação de cabras leiteira da raça Saanen criada no sistema semi-intensivo com produção leiteira de 20 cabras em lactação. Serão abordadas as principais características da raça estudada, as instalações, à alimentação oferecida e as principais profilaxias.

2 RAÇA LEITEIRA SAANEN

O animal tem pelagem branca, cabeça fina e delicada, olhos claros, pescoço delgado, chanfro retilíneo, orelhas pequenas, possuem chifres, porém as fêmeas quase sempre são sem chifres, a raça pode ter ou não barba e algumas ainda podem ter brincos, úbere volumoso e bem conformado. São animais de grande porte, medem de 1,15m de comprimento e de 79 a 93 cm de altura, as fêmeas pesam de 50 a 90 kg (chegando até 100 kg) e os machos de 80 a 120 kg, às vezes até 130 kg. É muito dócil, com uma conformação tipicamente leiteira. O período de lactação da Saanen dura de oito a 12 meses. De uma gestação de duração de cinco meses, podem nascer até três filhotes. Em condições normais a produção diária de leite é de três litros, mas podem chegar a produzir até cinco litros por dia. A Saanen é obviamente a cabra leiteira mais criada no mundo. Está presente em todos os países que têm uma caprinocultura leiteira razoavelmente desenvolvida, invariavelmente sendo a raça mais criada e de maior média de produção de leite. No Brasil, os maiores rebanhos estão no Nordeste, mas a raça por ser de origem de clima frio, gosta de lugares mais frescos. Os animais da raça são extremamente sociáveis e estão sempre em bandos e dão trabalho para serem afastados uns dos outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com