TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abacaxí: manejo e produtividade

Resenha: Abacaxí: manejo e produtividade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  Resenha  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 4

Abacaxí: manejo e produtividade

O produtor interessado em cultivar abacaxi já pode ir se preparando e se inteirar das recomendações feitas pelos técnicos da Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária (IPA) sobre a cultura. O plantio do abacaxizeiro, quando irrigado, pode ser iniciado em qualquer época do ano, mas nas condições de sequeiro, o período propício vai de fevereiro a maio. Em Pernambuco, as regiões do Agreste (municípios de Pombos, Glória do Goitá, Gravatá, Riacho das Almas) e da Zona da Mata-Norte (Goiana, Itambé, Condado) são as mais indicadas

O ciclo do abacaxi, do plantio a colheita do fruto, varia de 14 ou 15 meses, nos plantios irrigados e de aproximadamente 18 meses, nos plantios tradicionais de sequeiro. A Pérola ou Pernambuco e a Jupi são as variedades mais cultivadas para o consumo "in natura", enquanto que, para exportação e industrialização, a Smooth cayenne é a mais recomendada.

O abacaxizeiro é resistente à seca, mas para uma produção comercial é necessário que haja suprimento de água nas principais fases de desenvolvimento da planta, principalmente durante o período de crescimento e formação do fruto.

Como plantar

O plantio pode ser feito em sistema de fileiras simples, utilizando-se os espaçamentos de 0,90 x 0,30cm (37.000 plantas/há) ou 0,80 x 0,30cm (41.600 plantas / há) ou, em fileiras duplas com espaçamentos de 0,90 x 0,40 x 0,40cm (38.400 plantas/há), 0,90 x 0,40, 0,35 cm (44.00 plantas / há) ou 0,90 x 0,40 x 0,30cm (51.200 plantas / há) com disposição das plantas em triângulo.

O rendimento médio esperado do abacaxi, para uma densidade de 41.600 plantas /ha, é de aproximadamente 50 toneladas. Utiliza-se, no plantio, os mais diversos tipos de mudas como o rebentão, filhote-rebentão, filhote e coroa; sendo as do tipo filhote as mais usadas. Não é aconselhável utilizar em um mesmo plantio diferentes tipos de mudas. O plantio deve ser feito apenas com mudas do mesmo tipo e com tamanho uniforme dentro de um mesmo talhão (25cm de comprimento ou com peso de 150 - 250g), para que se alcance uma uniformidade na época de colheita e no tamanho dos frutos.

O abacaxizeiro pode ser cultivado tanto em solos arenosos como nos argilosos, com preferência para os primeiros.

Adubação

O adubo deve ser distribuído diretamente na axila da folha basal, evitando-se que os adubos caiam nas folhas superiores (mais novas) ou no "olho" da planta. A adubação deve ser feita no ato do plantio, aplicando em fundação, na cova, todo o fósforo e, em cobertura, o nitrogênio e o potássio, parcelados aos 30, 60, 90, 180 e 270 dias

A indução da floração ou a chamada "queima" do abacaxi permite controlar a época de floração e conseqüentemente, a maturação dos frutos, possibilitando ao produtor não só reduzir o período de colheita como também a obtenção de frutos na entressafra. Esta prática consiste na utilização de carbureto de cálcio na forma sólida (um a dois gramas por planta) ou líquida (50ml da solução), aplicada na roseta foliar de cada planta. Além do carbureto, pode ser usado também o ETHEPHON na forma liquida, quando a planta estiver com 11 a 12 meses de idade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com