TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATERIAIS E MÉTODOS

Tese: MATERIAIS E MÉTODOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/7/2013  •  Tese  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 2

- MATERIAIS E MÉTODOS

5.1 – Materiais

Para realizar o experimento, foi necessário ter:

Luvas, Algodão, Álcool, Lanceta, Laminas, Papel Higiênico, Três tipos de regentes para a coloração, Cronometro, Água Corrente, Estufa,Óleo de imersão, Microscópio Óptico.

5.2- Procedimentos Experimentais

Conforme a orientação do professor, para começar o experimento foi necessária colher amostras de sangue humano. Onde o primeiro passo foi realizar a punção da polpa do dedo com a lanceta desinfetada. O próximo passo foi pegar uma lâmina e demarcar o nome com lápis, para facilitar a identificação. Em seguida, foi necessário pegar outra lâmina e limpá-la com um papel para que não houvesse contaminação, com essa lâmina arrastou-se o sangue um pouco para trás preenchendo toda a borda e fez-se o esfregaço utilizando a lâmina em um ângulo aproximado de 30 a 45°. Levar a lâmina para frente de maneira que ela carregue a gota de sangue, que se estenderá numa camada delgada e uniforme. É essencial escorregar a lâmina de uma vez, sem detê-la. O movimento de extensão deve ser uniforme. O sangue deverá ser puxado pela lâmina e não empurrado pela mesma.

Após a realização do esfregaço a lamina foi coloca para secar em temperatura ambiente, após á lamina seca realizou a coloração da mesma utilizando três tipos de reagentes panótico, onde foi realizado processo de coloração, em três etapas:

Primeira etapa - foi usada a Base, onde imergi toda á lamina durante 10 segundos, tira conta 5 segundos, para imergir no fixador.

Segunda etapa – foi usado o fixador, onde imergi toda á lamina durante 10 segundos, tira conta 5 segundos, para imergir no corante.

Terceira etapa – foi usado o corante onde imergi toda á lamina durante 20 segundos, tira escorre por um tempo.

Vai para a torneira e aos poucos mergulha num jato moderado de água corrente e deixa escorrer no lado inverso do sangue por 5 minutos para tirar o exerço da coloração. Deixa secar por 30 minutos, ou coloca na estufa. Após á lamina totalmente seca, ela foi levada ao microscópio óptico que possui um conjunto de lentes que forneceram uma imagem de ate 400 vezes maior. Para ser focada e visualizada as células sanguíneas.

6- CONCLUSÕES

A partir do experimento foi possível perceber que é necessário ter técnica e prática para que o esfregaço sanguíneo seja satisfatório, e que os corantes são de principal importância para a visualização das células sanguíneas. Visualizando várias lâminas pude observar que a quantidade de linfócitos e neutrófilos presentes no sangue são bem maiores que a de monócitos e eusinófilos, foram também visualizadas plaquetas e hemácias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com