TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MUNDO DE GISTOLOGIA

Tese: MUNDO DE GISTOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2014  •  Tese  •  3.508 Palavras (15 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 15

MUNDO DA HISTOLOGIA

ApresentaçãoHistologiaTecido EpitelialTecido ConjuntivoTecido SanguíneoTecido ósseoTecido NervosoTecido MuscularTransplante de ÓrgãosCarcinoma Basocelular

Tecido Nervoso

O tecido nervoso é um dos quatro tipos básicos de tecidos do corpo, encontrando-se distribuído por todo organismo. É formado por células, os neurônios e as células glia ou neuroglia, possui origem ectoderma. Estas, por sua vez, são formadas pelos astrócitos protoplasmáticos e fibrosos, pelos oligodendrócitos e pelas microglias. Todas estas células agrupam-se, formando o Sistema Nervoso, que é dividido em Sistema Nervoso Central (encéfalo e medula espinhal) e em Sistema Nervoso Periférico (gânglios nervosos e nervos).

Divisão do Sistema Nervoso

Divide-se em duas partes fundamentais que são o sistema nervoso central(SNC) e o sistema nervoso periférico(SNP).

O sistema nervoso central é uma porção de recepção de estímulos, de comando e desencadeadora de respostas. Origina-se do tubo neural que na sua extremidade cranial,apresenta três dilatações denominadas vesículas primordiais: o prosencéfalo, mesencéfalo e o rombencéfalo;o restante do tubo é a medula primitiva.

A porção periférica está constituída pelas vias que conduzem os estímulos ao sistema nervoso central ou que levam até aos órgãos efetuadores a ordens emanadas da porção central.O SNC está constituído por estruturas que se localizam no esqueleto axial(coluna vertebral e crânio): são a medula espinhal e o encéfalo.

O SNP compreende os nervos cranianos e espinhais,os gânglios e as terminações nervosas. Nele foram incluídos as terminações nervosas, gânglios e nervos.

Neurônios

O neurônio é a maior célula nervosa. Histomorfologicamente é formado por um corpo (pericário), onde se localiza o núcleo. Do corpo partem prolongamentos celulares denominados dendritos e um prolongamento citoplasmático chamado axônio, cuja extremidade distal denomina-se telodendro.

Os neurônios podem ser classificados quanto a sua morfologia, dividindo-se em:

Neurônios Multipolares: apresentam vários dendritos e um axônio. É o tipo mais comum.

Neurônios Bipolares: apresentam um dendrito e um axônio, localizados em pólos opostos da célula. Encontrados nos gânglios coclear e vestibular, na retina e na mucosa olfatória.

Neurônios Pseudo-unipolares: apresentam apenas um prolongamento citoplasmático, que próximo ao pericário bifurca-se em axônio e dendrito. Encontrados nos gânglios espinhais.

Citomorfologicamente o neurônio apresenta o núcleo arredondado e central. A cromatina nuclear é descondensada ( eucromatina), por isso, o seu núcleo é claro, deixando o nucléolo bem evidente.

Em neurônios do sexo feminino, encontra-se aderido à face interna do envoltório uma estrutura elétron-densa denominada cromatina sexual.

No citoplasma dos neurônios destaca-se em volta do Núcleo a presença do Complexo de Golgi que é visto apenas no citoplasma do pericário, não sendo observado no citoplasma dos dendritos, nem do axônio.

As mitocôndrias são encontradas em grande quantidade no citoplasma dos telodendros, em quantidade moderada no pericário.

No citoplasma do pericário encontram-se estruturas basófilas, constituídas por polirribossomos livres e retículo endoplasmático Rugoso, denominadas Corpúsculo de Nissl. Destacam-se também algumas inclusões citoplasmáticas e algumas vesículas lipídicas.

Tipos de neurônios

São divididos em 3 tipos: sensitivo,motor e interneurônio.

Um neurônio sensitivo conduz a informação da periferia em direção ao sistema Nervoso Central, sendo também chamado neurônio aferente. Um neurônio motor conduz informação do SNC em direção á periferia, sendo conhecido como neurônio eferente. Os neurônios sensitivos e motores são encontrados tanto no SNC quanto no Sistema Nervoso Periférico

Função Sensitiva: os nervos sensitivos captam informações do meio interno e externo do corpo e as conduzem ao SNC.

Função Integrada: a informação sensitiva trazida ao SNC é processada ou interpretada.

Função Motora: os nervos motores conduzem a informação do SNC em direção aos músculos e às glândulas do corpo, levando as informações do SNC.

Sinapses

São locais de contato entre os neurônios ou entre neurônios e outras células efetuadoras. A função da sinapse é transformar um sinal elétrico do neurônio pré-sináptico em um sinal químico que atua sobre a célula pós-sináptica. A maioria das sinapses transmite informação por meio da liberação de neurotransmissores.

A sinapse de um axônio com o corpo celular (pericário) chama-se axo-somática, a sinapse com um dendrito chama-se axo-dendrítica e entre dois axônios chama-se axo-axônica. O terminal pré-sináptico contém vesículas sinápticas com neurotransmissores e contém também muitas mitocôndrias. Por não possuir estas vesículas é rara a passagem de estímulo nervoso de um dendrito para outro, mas isto acontece, sendo chamada de sinapse dentro-dendrítica.

Neuroglia

As células da neuroglia não são evidenciáveis à microscopia óptica em cortes corados por método de rotina (HE). Para observá-las faz-se necessário colorações especiais que utilizam a prata e o ouro.

Astrócitos protoplasmáticos: (localizam-se na substância branca) Citomorfologicamente apresentam o corpo arredondado, de onde partem numerosos prolongamentos citoplasmáticos, sendo estes grossos e intensamente ramificados. Alguns destes prendem-se à parede endotelial dos capilares sanguíneos, sendo chamados de pés-vasculares. Por isso são responsáveis pela sustentação e nutrição do tecido nervoso. Participam também do controle da composição iônica e molecular do ambiente extracelular dos neurônios.

Astrócitos fibrosos: apresentam corpo celular de uma forma irregular, de onde partem numerosos prolongamentos citoplasmáticos, sendo estes muito ramificados. Alguns destes formam os pés-vasculares, por isso, também são responsáveis pela nutrição e sustentação do tecido nervoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com