TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MUSCULO DO ANTE BRAÇO

Ensaios: MUSCULO DO ANTE BRAÇO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  1.408 Palavras (6 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 6

A origem, inserção e ação dos músculos do antebraço

O músculo pronador redondo se origina por duas cabeças no úmero (na crista supracondilar medial) e ulna (processo coronóide).

O mesmo se insere no rádio (1/3 médio lateralmente) e apresenta como ação principal a pronação do antebraço e auxilia a flexão de antebraço.

Já o músculo flexor radial do carpo também faz parte da camada superficial do antebraço e possui uma origem por um tendão flexor comum no úmero (epicôndilo medial) e vai até o metacarpo II (base) para se inserir. Como ação têm a flexão e abdução da mão.

O músculo palmar longo faz parte da camada superficial e apresenta a mesma origem do flexor radial do carpo (epicôndilo medial do úmero) e se inserem em uma estrutura denominada aponeurose palmar. Como ação é um auxiliador da flexão da mão.

O músculo flexor superficial dos dedos como o nome já diz, faz parte da camada superficial do antebraço e possui origem no úmero (epicôndilo medial), ulna (processo coronóide) e rádio (borda anterior e proximal).

Insere-se por quatro tendões nas falanges médias (base da II a V). Possui ação de flexonar a falange média dos dedos.

O último músculo da camada superficial do antebraço é o flexor ulnar do carpo. Este se origina no úmero (epicôndilo medial) e se insere no carpo (pisiforme). Como ação tem a flexão e adução da mão.

Dando continuidade, veremos agora os músculos anteriores da camada profunda do antebraço. O músculo flexor profundo dos dedos apresenta uma origem na ulna (2/3 proximais na face anterior e medial) e membrana interóssea.

A inserção ocorre por 4 tendões na base da falange distal (II ao V). Como ação apresenta a flexão da falange distal.

Já o músculo flexor longo do polegar se origina no rádio (1/3 medial na face anterior) e membrana interóssea.

A sua inserção é na falange distal do polegar (medial). Apresenta como ação, como o próprio nome diz a flexão da falange distal do polegar.

O último músculo dessa camada é o pronador quadrado. Este se origina na ulna (face anterior) e insere no rádio (face anterior). Como ação apresenta o movimento de pronação do antebraço.

Agora estudaremos os músculos do compartimento posterior e da camada superficial do antebraço. Vamos lá!

O primeiro é o músculo braquioradial que apresenta uma origem no úmero (crista supracondilar) e uma inserção no rádio (face lateral e superior ao processo estilóide). Sua ação é a flexão do antebraço.

O músculo extensor radial longo do carpo se origina no úmero (crista supracondilar lateral) e insere no 2º metacarpo (base). Possui ação de extensão e abdução do punho.

Já o músculo extensor radial curto do carpo possui uma origem no úmero (epicôndilo lateral) e insere no 3º metacarpo (base). Como ação apresenta a mesma do extensor radial longo do carpo (extensão e abdução do punho).

Os músculos do antebraço dividem-se, tendo em conta a localização dos mesmos, em músculos anteriores, flexores, que se encontram separados dos músculos posteriores, extensores, pelo rádio e cúbito e ligamento interósseo do antebraço, temos ainda os músculos externos do antebraço

Entre os músculos extensores e flexores podem distinguir-se os músculos superficiais e os músculos profundos.

Músculos anteriores do antebraço

Os músculos anteriores do antebraço, em número de oito, distribuem-se, desde a superfície até à profundidade, em quatro planos: um primeiro plano, constituído, de fora para dentro, pelo redondo pronador, grande palmar, pequeno palmar e cubital anterior; um segundo plano, formado pelo flexor comum superficial dos dedos; um terceiro plano, constituído, de dentro para fora, pelo flexor profundo comum dos dedos e pelo longo flexor do polegar e um quarto plano, o mais profundo, formado pelo quadrado pronador.

Músculos externos do antebraço

Este grupo muscular è constituído por quatro músculos que são, indo da superfície para a profundidade, o longo supinador, o 1º radial externo ou longo radial, o 2º radial externo ou curto radial e o curto supinador.

Músculos posteriores do antebraço

Os músculos posteriores do antebraço são em numero de oito, dispostos em dois planos.

O plano superficial é constituído por quatro músculos que, indo de fora para dentro, são: o longo abdutor do polegar, o curto extensor do polegar e o extensor próprio do indicador.

Os músculos do antebraço

O antebraço é mais largo e coberto por músculos em sua parte superior, e vai se tornando menos musculoso e mais fino em direção ao punho, onde seus ossos e tendões se tornam mais aparentes.

O grupo muscular que se origina no epicôndilo medial, encontra-se sobre a face mais próxima ao tronco, e é formado por músculos flexores e pronadores. O grupo muscular que se origina no epicôndilo lateral, determina a forma lateral externa do antebraço. É onde encontramos os músculos supinadores e extensores.

Os dois grupos musculares possuem uma camada superficial sobre uma camada profunda. No pulso, podemos ver os tendões dos músculos flexores da mão sob a pele. Os músculos flexores e extensores diferem segundo o biótipo e a atividade do indivíduo. Um flautista, que usa mais freqüentemente os movimentos dos músculos extensores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com