TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Musculos Ligados A Respiração

Dissertações: Musculos Ligados A Respiração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  812 Visualizações

Página 1 de 2

Referências

http://estudmed.com.sapo.pt/fisiologia/sistema_respiratorio_1.htm

Anatomia do corpo humano/Autor Gardner,Weston D./Editora Atheneu São Paulo 1980.

São três os grupos de músculos responsáveis pela respiração pulmonar: diafragma, músculos inspiratórios e músculos respiratórios:

• Diafragma:Movimento para cima e para baixo, permitindo que a caixa toráxica se encurte e se alongue, respectivamente. É inervado pelo nervo frênico.

• Músculos inspiratórios: Elevam o gradil costal promovendo expansão dos pulmões, permitindo que o diâmetro antero posterior seja aumentado cerca de 20% durante a inspiração máxima. Os principais músculos inspiratórios são os intercostais externos, mas existem outros músculos que os auxiliam como esternocleidomastóideo, denteados anteriores e escalenos(músculos acessórios).

• Músculos expiratórios: tracionam para baixo o gradil costal. São eles: retos abdominais, que “puxam" para baixo as costelas inferiores ao mesmo tempo que eles próprios e os demais músculos abdominais empurram o conteúdo abdominal para cima, em direção ao diafragma, e intercostais internos.

Esses músculos atuam na expiração forçada ou não passiva. Isso ocorre pois a expiração é um fenômeno passivo. Ela ocorre por diminuição fisiológica do volume da caixa torácica (CT) por retração elástica da mesma caixa torácica e do próprio parênquima pulmonar, após distensão causada na inspiração.

Cada pulmão flutua dentro da cavidade torácica, circundada por fina película de líquido pleural o qual tem função de lubrificante para os movimentos pulmonares dentro da cavidade.

DIAFRAGMA:Toracoabdominal,é uma lamina muscolotendínea que divide a cavidade do tronco em partes toráxica,superior,e abdominopélvica,inferior.Empresta apoio a vísceras torácicas na posição ereta e é importantíssimo fator de mudanças de volume do tórax para a respiração.

OS MÚSCULOS INTERCOSTAIS são músculos que estão entre as costelas, a origem fica em uma costela e a inserção na costela subjacente (lembrando que anatomicamente a origem está mais proximal e superior e a inserção mais distal e inferior). Fazem parte da mecânica respiratória.

ESTERNOCLEIDOMASTÓIDE é um músculo da face lateral do pescoço, na região anterolateral. É o principal flexor do pescoço. Largo e robusto, é constituído, no tramo torácico, por duas cabeças: a esternal e a clavicular.

É inervado pelo nervo espinal, nervo CXI.

Este músculo permite três ações diferentes: a rotação da cabeça para o lado contrário, a inclinação lateral, e uma leve extensão.

ESCALENO ANTERIOR repousa profundamente na porção lateral do pescoço, atrás do esternocleidomastóideo.Ele surge nos tubérculos anteriores dos processos transversos da 3ª, 4ª, 5ª e 6ª vértebras cervicais, e desce, quase que verticalmente, até se inserir na borda interna da 1ª costela.Adiante

Referências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com