TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Madeiras

Seminário: Madeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  Seminário  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 3

Se procura pelo arquipélago que compõe a Região Autónoma da Madeira, ou por outros usos da palavra madeira, veja Madeira (desambiguação).

Um tronco de madeira.

As famosas igrejas património da humanidade de Kizhi, Rússia, alguns dos mais bonitos edifícios totalmente construídos em madeira sem uso pregos ou de qualquer elemento metálico estrutural.

A madeira é um material produzido a partir do tecido formado pelas plantas lenhosas com funções de sustentação mecânica. Sendo um material naturalmente resistente e relativamente leve, é frequentemente utilizado para fins estruturais e de sustentação de construções. É um material orgânico, sólido, de composição complexa, onde predominam as fibras de celulose e hemicelulose unidas por lenhina. Caracteriza-se por absorver facilmente água (higroscopia) e por apresentar propriedades físicas diferentes consoante a orientação espacial (ortotropia). As plantas que produzem madeira (árvores) são perenes e lenhosas, caracterizadas pela presença de caules de grandes dimensões, em geral denominados troncos, que crescem em diâmetro ano após ano. Pela sua disponibilidade e características, a madeira foi um dos primeiros materiais a ser utilizado pela humanidade, mantendo, apesar do aparecimento dos materiais sintéticos, uma imensidade de usos directos e servindo de matéria-prima para múltiplos outros produtos. É também uma importante fonte de energia, sendo utilizada como lenha para cozinhar e outros usos domésticos numa parte importante do mundo. A sua utilização para a produção de polpa está na origem da indústria papeleira e de algumas indústrias químicas nas quais é utilizada como fonte de diversos compostos orgânicos. A sua utilização na indústria de marcenaria para fabricação de móveis é uma das mais expandidas, o mesmo acontecendo na sua utilização em carpintaria para construção de diversas estruturas, incluindo navios. A madeira é um dos materiais mais utilizados em arquitectura e engenharia civil.1 A indústria florestal ocupa vastas áreas da Terra e a exploração de madeira em florestas naturais continua a ser uma das principais causas de desflorestação e de perda de habitat para múltiplas espécies, ameaçando severamente a biodiversidade a nível planetário.2 3

Índice [esconder]

1 Estrutura e características da madeira

1.1 Medula

1.2 Cerne

1.3 Alburno (ou borne)

1.4 Nós

2 Características da madeira

2.1 Madeiras duras e madeiras macias

2.2 Cor

2.3 Teor em água

2.4 Estrutura da madeira

2.5 A ciência da madeira

3 Referências

4 Ligações externas

Estrutura e características da madeira[editar | editar código-fonte]

Corte de um tronco de teixo, mostrando o cerne (no interior), o alburno (parte mais clara) e a medula (ponto escuro no centro). As pequenas linhas radiais são os nós.

Diagrama de um tronco:

0 = Medula; 1 Anéis anuais; 2 Feixes vasculares; 3 Raios primários; 4 Raios secundários; 5 Câmbio vascular; 6 Floema; 7 Súber; 8 Casca; 9 Ritidoma.

As árvores crescem em média cerca de 12 cm por ano, assim a madeira é um produto gerado de forma lenta, num processo que em geral dura dezenas ou centenas de anos. Sendo a madeira um produto da fisiologia vegetal, tem uma estrutura complexa, composta a partir da estrutura celular da planta que lhe deu origem, do que resulta uma diferenciação radial e longitudinal das suas características físicas e químicas, originando as seguintes partes bem diferenciadas: (1) medula; (2) cerne; (3) borne ou alburno; (4) nós. Na planta viva esta estrutura, recoberta exteriormente pelo súber e respectivo ritidoma (a casca), forma o tronco da árvore.

Assim, um corte transversal num tronco de árvore, permite observar que este é formado por vários anéis circulares concêntricos, que correspondem ao crescimento da árvore e que organizam a sua estrutura:4

Casca – a parte exterior, correspondente ao súber, responsável pela protecção do tronco.

Floema tecidos superficiais do tronco, responsáveis pelo transporte de seiva.

Lenho – é a parte do tronco de onde se extrai a madeira, compreendida entre a casca e a medula, e divide-se em duas zonas:

Cerne, a parte mais escura da madeira e a que lhe dá mais resistência;

Alburno, a zona mais clara que transporta a seiva bruta das raízes para as folhas

Medula – corresponde ao tecido mole e esponjoso na parte central do tronco, vestígio

...

Baixar como  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »