TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Magali Atps

Ensaios: Magali Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 3

O cuidado em enfermagem - uma aproximação teórica

O cuidado manifesta-se na preservação do potencial saudável dos cidadões e depende de uma concepção ética, sigiinificando desvelo,solicitude,diligência ,zelo, atenção e se concretiza no contexto da vida em sociedade. cuidar implica colocar-se no lugar do outro, geralmente em situações diversas, quer na dimensão pessoal, quer na social. É um modo de estar com o outro, no que se refere a questões especiais da vida dos cidadões.

Compreender o valor do cuidado de enfermagem requer uma concepção ética, começando pela valorização da propria vida para respeitar a do outro.

Cuidar em enfermagem consiste em envidar esforços transpessoais de um ser humano para outro, visando proteger, promover e preservar a humanidade, ajudando pessoas a encontrar significados na doença, sofrimento e dor, bem como, na existência.

Deste modo, prestar cuidado quer na dimensão pessoal quer na social é uma virtude que integra os valores identificados da profissão da enfermagem.

O primeiro centralizado na provedoria, e o segundo, assentado extremamente no cliente.

Ao operar nesta dimensão, as vezes extremas, o cuidado orientado pela solidariedade busca a simetria e o equilíbrio nas suas multíplas atividades enquanto funçao cuidadora.

o cuidado de enfermagem e o valor da vida humana.

Seu fundamento é o de integrar as pessoas em torno do bem comum e manter o elo social. Assim, cuidare solidarizar-se significam comprometimento e engajamento político- cultural, prevenindo rupturas da e na sociedade.

a) Da espécie humana, envolvendo a compaixão e a ternura;

b) Do social e da politica, entendendo a diversidade do convívio democrático em ambientes políticos- culturais diferentes;

c) Da cultura global, compreendendo a pluralidade cultural e interétinica;

d) Da vida ecológica e cosmológica, participando a sustentabilidade e do cuidado para as futuras gerações.

vida humana com valor instrumental

Diz respeito ao quanto a vida de cada um serve aos interesses das demais pessoas, tal qual o dinheiro, os medicamentos, entre outros.

Assim como o que representa o cuidado de enfermagem nesta perspectiva. O aspecto da instrumentalidade sugere adquirir bens para si por meio de um esforço baseado com outros individuos.

Vida humana como valor subjetivo

Refere-se a quanto a pessoa mede seu valor para ela mesma,o que provavelmente, em termos genéricos, os animais, as plantas ou as futuras gerações não dispõe das faculdades- fisícas, morais e intelectuais- para faze-lo.

Vida humana com valor intrínseco

Refere-se ao valor subjetivo que uma vida tem para a pessoa de cuja vida se trata. Parte-se do pressuposto de que há um desejo dos homens em tratar uns aos outros não apenas com o meio.

Ela pode ter um valor subjetivo na medida em que a pessoa estabelece seu valor para ela mesma, ou seja, em termos de até que ponto ela quer esta vida e o quanto estar vivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com