TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Magnificação Trofica

Artigos Científicos: Magnificação Trofica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/8/2013  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 4

Passo a passo: minicisterna para captar água da chuva

– 25 DE MARÇO DE 2012

Marianna Rios

Especial para o Correio

A internet oferece muitas possibilidades aos interessados em reduzir o consumo de água. É o caso do Sempre Sustentável (www.sempresustentavel.com.br), site que ensina a montar projetos caseiros.

Criação do técnico agropecuário e eletrônico Edison Urbano, a página surgiu depois que o paulistano passou por dificuldades financeiras e teve de economizar dinheiro em casa. Ele aprendeu a construir algumas engenhocas com uma ONG e resolveu se dedicar ao site e à divulgação gratuita dos trabalhos.

“Assim como fui atrás de ajuda, sei que se eu mantiver esses projetos, pessoas poderão se beneficiar e aliviar o orçamento da família. E ainda vão colaborar na preservação do meio ambiente”, orgulha-se.

O técnico observa que a procura por informações aumentou no último ano. Para ele, prova de que há uma crescente mudança de conscientização das pessoas. “Algumas entidades sociais, como creches e albergues, têm mostrado muito interesse”, afirma Edison.

O projeto que faz mais sucesso entre os internautas é a tecnologia da minicisterna para residência urbana. “A construção é simples, não precisa fazer reforma na casa, ocupa pouco espaço e pode gerar uma boa economia financeira e de água potável”, revela.

E para fechar a semana dedicada ao Dia Mundial da Água, nada melhor que colocar a mão na massa para construir a minicisterna. Se a água captada pelo projeto for usada na descarga do vaso sanitário, consegue reduzir o consumo de água em 30% — o que pode significar, aproximadamente, seis mil litros por mês para uma família de quatro pessoas.

Além de diminuir o desperdício, ela ajuda a economizar alguns trocados. Edison calcula que, se o consumo da família for de 11 a 20 m³, a minicisterna pode economizar cerca de R$ 28,44 por mês. Se o gasto de água for maior, em torno de 21 a 30 m³, o valor sobe para cerca de R$ 71,04 a menos na conta de água.

Confira o passo a passo e a entrevista com algumas dicas do técnico.

Construção e instalação da minicisterna

Material:

Bombona de plástico, base para suportar a cisterna, furadeira com broca de cerca de 6mm, lima grossa, lixa, régua, lápis, cola de PVC, torneira para jardim de 1/2″ com rosca na ponta, tê de 75mm, pedaço de tubo de 75mm e dois joelhos de 90º de 75mm.

Passo a passo:

1. Primeiro, a cisterna deve ficar a 45cm do chão, apoiada sob uma base. A altura deve ser suficiente para caber um balde grande embaixo da torneira que será instalada no objeto.

2. Em seguida, pegue a furadeira, a lixa, a régua e o lápis. Serão feitos dois buracos logo abaixo da boca da bombona. Eles terão 75mm de diâmetro, serão paralelos e o último buraco deve ser 1cm mais baixo que o primeiro. Por eles, irá passar uma tubulação de 75 mm.

3. O primeiro passo é riscar o diâmetro dos dois furos na bombona, medindo com um pedaço de tubo de 75mm e uma régua. Não se esqueça que o segundo furo deve ser 1cm mais baixo.

4. Depois de riscado o furo, pegue a furadeira e faça vários furinhos próximos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com