TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracterização de um ecossistema em uma teia alimentar e o estudo dos fatores bióticos, abióticos e suas relações tróficas desenvolvidas no ambiente do Parque Cesamar

Relatório de pesquisa: Caracterização de um ecossistema em uma teia alimentar e o estudo dos fatores bióticos, abióticos e suas relações tróficas desenvolvidas no ambiente do Parque Cesamar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

No território brasileiro existe uma enorme variedade de plantas e animais. Eles são muito importantes para o equilíbrio da natureza. Mas também são importantes para o homem que se utiliza deles para sua própria vida. Como se sabe, a fauna tem importância fundamental no equilíbrio dos ecossistemas em geral, pois muitos animais são vitais à existência de muitas plantas, pois se constituem no elo de procriação já que são seus agentes polinizadores. Em termos de alimentação a fauna é importantíssima foi primordial à raça humana que dependia dela para sobreviver.

O equilíbrio ecológico representado pela teia alimentar depende diretamente da interação, das trocas e das relações que os seres vivos estabelecem entre si e com o ambiente. Os seres respiram, vivem sobre o solo ou na água, obtêm alimento, aquecem-se com o calor do Sol, abrigam-se, reproduzem-se, morrem se decompõem etc. O conjunto de indivíduos que se nutre no mesmo patamar alimentar, ou seja, alimentam-se basicamente dos mesmos nutrientes estão colocados em um mesmo nível trófico. Os produtores estão colocados no 1º nível trófico. Os consumidores primários, aqueles que se alimentam dos produtores, são herbívoros e constituem o 2º nível trófico. Os consumidores secundários compõem o 3º nível trófico, sendo os carnívoros. Os decompositores ocupam sempre o último nível da transferência de energia formando um grupo especial que degrada tanto produtores quanto consumidores.

Potencial biótico e a capacidade que uma espécie tem de gerar descendentes, e resistência ambiental e o nome dado ao conjunto de fatores que delimitam o crescimento do numero de indivíduos da população. Se algo acontece a um elemento de uma teia alimentar, todos os outros elementos podem ser afetados.

O Estado de Tocantins localiza-se numa região de grande importância ecológica, com características singulares, abrigando a importante bacia hidrográfica Tocantins- Araguaia e representando uma área de transição entre três dos maiores biomas brasileiros: Amazônico, Cerrado e Caatinga. Por outro lado é uma região de forte influencia antrópica, com muitas áreas devastadas.

Palmas, a capital do Tocantins possui um parque urbano de conservação, o Parque Cesamar, que é uma pequena amostra do bioma Cerrado.

2. JUSTIFICATIVA

O desenvolvimento do presente trabalho é de grande relevância para a formação de um engenheiro eletricista, pois avalia principalmente a sua consciência ambiental e o seu comprometimento com a preservação do meio. E com formação de profissionais mais sensibilizados com as suas responsabilidades sociais e ambientais.

3. OBJETIVOS

3.1. Geral

Caracterização de um ecossistema em uma teia alimentar e o estudo dos fatores bióticos, abióticos e suas relações tróficas desenvolvidas no ambiente do Parque Cesamar.

3.2. Específicos

• Delimitar a área de estudo;

• Identificar flora e fauna que prevalece no ambiente;

• Identificar os níveis tróficos;

• Identificar a interferência dos fatores abióticos nos fatores bióticos;

• Montagem da teia alimentar;

4. METODOLOGIA

O Parque Cesamar está localizado na cidade de Palmas, capital e maior cidade do Estado do Tocantins localizada na região Norte do Brasil. E é um dos pontos mais verdes da cidade, apesar de não ser ainda considerada uma unidade de conservação, isto é, não tem nenhuma lei de criação que o qualifica como tal, é a área verde mais frequentada da cidade de Palmas - TO. Seu bioma é o cerrado típico da região, com sua área de Preservação Permanente toda protegida por mais que tenha a ação antrópica presente.

O trabalho foi organizado em várias etapas, sendo que para alcançar os objetivos propostos foram utilizadas técnicas de pesquisa exploratória, descritiva e de observação por meio do estudo de caso. A pesquisa exploratória foi desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Também foram realizadas abordagens técnicas, métodos para caracterização dos fatores bióticos e abióticos e montagem da teia alimentar. Para então assim ser delimitada uma área de estudo onde foi desenvolvida a caracterização de um ecossistema em uma teia alimentar.

5. RESULTADOS

Nas teias alimentares, um mesmo animal pode ocupar papéis diferentes, dependendo da cadeia envolvida. Segue abaixo a teia montada com os animais da área trabalhada:

Os níveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com