TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual de Orientação para Dietas Especiais

Por:   •  8/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  5.081 Palavras (21 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 21

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA RESTRIÇÕES ALIMENTARES

2016

                                        

INTRODUÇÃO

O Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, em seu princípio da equidade, pretende garantir o acesso universal às necessidades nutricionais adequadas, e tem como fundamento o fornecimento de alimentação saudável e adequada, com alimentos variados e seguros, que contribuam para o desenvolvimento físico e intelectual dos alunos, em conformidade com sua faixa etária e seu estado de saúde.

A Resolução nº 26 de 2013 que regulamenta o PNAE, estabelece que todos os alunos com necessidades nutricionais específicas, deverão ser atendidos através de alimentação apropriada e essencial para cada patologia, no entanto, essas crianças não devem ser afastadas dos outros escolares no momento da refeição.

Como é da competência do nutricionista zelar pela preservação, promoção e recuperação da saúde, alimentação e nutrição no ambiente escolar, o Departamento de Nutrição e Alimentação Escolar, através de seus profissionais e na forma deste manual, pretende promover os cuidados nutricionais especiais àqueles que necessitem de alimentação específica, evitando preconceitos ou discriminações.

Desta forma, a Unidade Escolar deverá requerer este atendimento para todo portador de patologia relacionada à alimentação, devidamente diagnosticada, sempre que receber a solicitação do responsável pelo aluno. A partir deste momento, devem ser cumpridas rigorosamente todas as orientações do Departamento referentes às patologias citadas neste Manual.

Neste contexto, o Manual de Orientação para Restrições Alimentares, tem por objetivo sintetizar orientações, facilitar a consulta e padronizar informações transmitidas à rede municipal de ensino. Este tem como finalidade complementar auxiliar os profissionais que preparam e distribuem as refeições, a substituírem adequadamente os alimentos que devem ser evitados na dieta dos alunos portadores de necessidades nutricionais específicas, a fim de assegurar a inclusão de todos, no âmbito da alimentação escolar.

FLUXOGRAMA PARA SOLICITAÇÃO DE DIETAS ESPECIAIS

[pic 1][pic 2]

[pic 3][pic 4]

[pic 5][pic 6][pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16]

[pic 17][pic 18]

[pic 19][pic 20][pic 21]

[pic 22]

FLUXOGRAMA PARA CANCELAMENTO DE DIETAS ESPECIAIS

[pic 23]

[pic 24]

[pic 25]

[pic 26][pic 27]

[pic 28]

[pic 29][pic 30]

[pic 31][pic 32]

[pic 33][pic 34]

[pic 35][pic 36]

PATOLOGIAS COMUNS NO ATENDIMENTO DE ESCOLARES COM RESTRIÇÕES ALIMENTARES

  1. DIABETES MELLITUS

  1. Definição

        

É uma doença crônica na qual a concentração sérica (do sangue) de glicose encontra-se anormalmente elevada decorrente da ausência de insulina e/ou incapacidade da mesma em exercer adequadamente sua função no corpo. A insulina é o hormônio responsável pela entrada da glicose (açúcar) nas células para produzir energia ao corpo.

O tratamento consiste em adequações no plano alimentar, monitoração, medicamento, educação em diabetes e atividade física.

É recomendado que o plano alimentar seja fracionado em seis refeições por dia, sendo três refeições principais e três lanches, evitando jejuns prolongados.

Grupo Alimentar

Alimentos Recomendados

Alimentos Evitados

Grupo 1- Pães, cereais, arroz e massas.

Pães, biscoitos, arroz e massas integrais, aveia.

Pães, biscoitos, arroz e massas refinados (brancos)

Grupo 2-Verduras e legumes

Todos

Enlatadas em sal em caso, de restrição de sal

Grupo 2-Frutas

Todas

Frutas em caldas de açúcar, sucos

Grupo 3-Leite, iogurte e queijo

Leite e iogurte sem açúcar adicionado e desnatados, queijos brancos e ricota.

Leite e iogurte integral com adição de açúcar, leite condensado, creme de leite integral, queijos curados (amarelos)

Grupo3-Carnes vermelhas, aves, peixes e ovos

Todas preferencialmente magras, grelhadas com pouco ou nenhum óleo, assadas ou cozidas. Ovos de preferência cozidos.

Carnes gordas, aves e peixe com pele, salsicha, frios em geral.

Grupo3 – Leguminosas

Todas

Nenhuma

Gorduras, óleos e açúcares.

Óleos vegetais, azeite de oliva, adoçante, alimentos dietéticos/ sem adição de açúcar.

Alimentos fritos, manteiga, creme de leite integral, gordura animal, açúcar, geleias, chocolates com açúcar, leite condensado, biscoitos doces, sorvetes.

  1. Orientações

A Direção da U.E deve atentar para:

  • Os horários das refeições e o porcionamento adequado devem ser respeitados;
  • Substituição de alimentos contendo açúcar por aqueles contendo adoçantes artificiais ou o produto na sua versão Diet (isento de açúcar);
  • Fornecimento diário de frutas, verduras e legumes;
  • Oferta de alimentos ricos em fibras, como pães, e biscoitos integrais, caso não tenham produtos integrais disponíveis, ofertar biscoito salgado associado a uma fruta;
  • Evitar o excesso de alimentos, principalmente daqueles que são fontes de carboidratos (arroz, farinhas, pães, massas, etc.), atentando para as orientações do porcionamento para a faixa etária;
  • Nas preparações em que há o uso de adoçante, este produto deverá ser acrescentado ao final do preparo, evitando aquecer, congelar ou liquidificar a preparação após o acréscimo.

ALIMENTO/PREPARAÇÃO

SUBSTITUTO

Açúcar

Adoçante dietético

Achocolatado em pó

Achocolatado em pó Diet

Biscoito tipo Maria ou Maisena

Biscoito salgado integral

Macarrão

Macarrão integral

  1. Substituições

[pic 37][pic 38]

  1. DOENÇA CELÍACA
  1. Definição

A Doença Celíaca é uma doença caracterizada pela intolerância permanente ao glúten, que agride e danifica o intestino, prejudicando a absorção dos nutrientes dos alimentos.

O glúten é uma proteína encontrada no trigo, aveia, centeio, cevada e malte, e estes cereais são amplamente utilizados na composição de alimentos e bebidas industrializadas.

Os sintomas clássicos da doença celíaca incluem: diarreia, perda de peso (crescimento não adequado nas crianças), flatulência, região abdominal inchada, vômitos e fadiga. A doença causa prejuízo na absorção de todos os nutrientes, inclusive de vitaminas, sais minerais e água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36 Kb)   pdf (465.6 Kb)   docx (787.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com