TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marat Jacqui David David

Resenha: Marat Jacqui David David. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  Resenha  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

Marat Assassinado de Jacques Louis David, 1793. Oléo sobre Tela.

biografia da obra: "Marat Assassinado" é uma das mais conhecidas obras do pintor francês Jacques-Louis David. Esta tela é uma homenagem de David a seu amigo revolucionário Jean Paul-Marat. Logo após o assassinato, Jacques Louis David correu para o cenário do crime, para registrá-lo. Embora o fundo seja friamente vazio, a pintura de David enfatizou o caixote, a carta que ele segura na mão, a toalha manchada de sangue e a faca que, como objetos reais, foram cultuados como relíquias sacras. David retrata Marat como um santo, numa pose similar à de Cristo na "Pietà", de Michelângelo.

Contexto e história do assassinato: O ato aconteceu em meio a Revolução Francesa. Em 1793, Charlotte Corday, filha de um aristocrata empobrecido e aliado dos girondinos na Normandia, via Marat como o principal responsável pela eliminação dos girondinos e pela instauração do “Terror” na França, tramando seu assassinato. Deixando sua cidade natal de Caen rumou a Paris com o intuito de matar Marat na parada do 4º aniversário do Dia da Bastilha, em 14 de julho. Contudo, foi forçada a mudar os planos com o cancelamento das festividades programadas. No dia 13 de julho logo às oito da manhã, Charlotte Corday dirigiu-se ao Palais-Royal onde comprou uma faca de cabo negro, apanhou um fiacre, atravessou o rio Sena e se dirigiu para o bairro de Saint-Germain, onde vivia Marat. Não conseguindo ser recebida pelo jornalista, escreveu-lhe um carta onde afirmava ter importantes revelações a fazer sobre a insurreição federalista. Após regressar à casa de Marat à noite e não conseguindo novamente ser recebida, criou um pequeno tumulto que atraiu Marat. Ele a deixou entrar. Marat sofria de uma persistente doença de pele e trabalhava costumeiramente em sua banheira. Ao vê-lo, Corday sacou a faca escondida em sua roupa íntima e o apunhalou no peito. Ele morreu poucas horas depois. Charlotte Corday foi presa e condenada à morte pelo Tribunal Revolucionário.

Características estéticas da obra: Oléo sobre Tela. Com o fundo vazio, a pintura teve a intenção de infatizar os objetos ao redor de Marat, o caixote, a carta que ele segura na mão e a faca. O Tamanho da obra é 128 cm × 165 cm.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com