TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medicina Ayurvedica

Artigos Científicos: Medicina Ayurvedica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  3.224 Palavras (13 Páginas)  •  1.352 Visualizações

Página 1 de 13

MEDICINA AYUVERDICA

Trabalho de Introdução a Enfermagem do 1º Período do Curso de Graduação de Enfermagem, Campus Itajaí, da Universidade do Vale do Itajaí, sob orientação da Professora

Itajaí

2012

Sumário

Introdução..........................................................................................................04

1. Medicina Yauverdica ....05

Anexos..........................................................................................................13

Conclusão.....................................................................................................16

Referências..................................................................................................17

INTRODUÇÃO

O trabalho descrito nas paginas seguintes descreve os objetivos, as formas de utilização, e a maneira que a medicina ayurvédica (ou mais conhecida no senso comum como medicina natural ou medicina alternativa) pode ser utilizada nos dias atuais. Tem como objetivo esclarecer e a partir de sua apresentação para o grande grupo tornar a ayurveda mais conhecida e mostrar como ela pode melhorar a saúde e a vida de muitas pessoas, usando o poder da meditação, a aroma terapia, o conhecimento e uso das ervas, de como o homem esta fortemente ligada com a natureza e de como é imprescindível para sua saúde e seu bem estar ter uma harmonização completa do seu corpo.

1. MEDICINA AYUVERDICA

A Ayurveda é uma ciência milenar criada na Índia há pelo menos 5 mil anos. Assim, pode-se dizer que ela é a matriz da Medicina desenvolvida depois na China, no mundo árabe, em Roma e na Grécia. Palavra de origem sânscrita, significa Ciência, ‘veda’, da vida, ‘ayur’. Esta prática ainda é exercida entre os indianos e é reconhecida hoje como um sistema medicinal tradicional. Utiliza na sua abordagem terapêutica plantas medicinais, dieta, exercícios físicos, meditação, yoga, astrologia hindu, massagem, aromaterapia, gemoterapia (tratamento com metais e gemas), cirurgia e psicologia.

A Medicina Ayurvedica afirma que tudo no universo é formado pelos 5 elementos básicos da natureza, chamados panchamaha-bhutas, inclusive o corpo físico, são eles: espaço ou éter, ar, fogo, água e terra. O objetivo desta ciência é estudar as influências destes elementos na natureza e no ser humano, dentro desta filosofia o Homem é um microcosmo do universo, o macrocosmo. "Dosha" é uma palavra sânscrita que significa "culpa" ou "transgressão". Enquanto este é o sentido literal, no contexto de cuidado à saúde seria mais apropriado traduzir "Dosha" como as "forças, no corpo, que mais facilmente se desequilibram". Através dele é possível a caracterização do perfil biológico do indivíduo, de acordo com a milenar Medicina Ayurvédica.

Existem três doshas: Vata, Pitta e Kapha, sendo que cada um apresenta suas características determinantes. Todas as pessoas possuem os três doshas, mas em proporções variadas. Eventualmente, há excesso ou carência de um dos três doshas, o que constitui um desequilíbrio, que pode originar uma doença.

O reestabelecimento do equilíbrio original dos doshas da pessoa, segundo esta medicina será por meio de dietas, exercícios físicos, uso de plantas medicinais, meditação,yogaemassagem.

Vata significa a força que gera e possui as qualidades do "ar" (e do espaço). Vata não é "gás" mas a força que, quando em excesso, produz "gás". Vata é o dosha formado pelos elementos ar e éter. Suas características são ser seco, leve e frio. As pessoas com predominância de Vata são geralmente magras, ativas e costumam ter a pele seca e eventualmente constipação intestinal. Elas devem evitar alimentos amargos,bem como frio umidade.

Pitta significa a força que gera e possui as qualidades do "fogo". Pitta não é "bile" mas a força que, quando em excesso, produz "bile" e "ácido". Pitta é o dosha formado pelos elementos fogo e água. Suas características são quente, oleoso e leve. São pessoas ativas e com boa conformação física. Têm tendência a serem nervosas e facilmente irritáveis. As pessoas com predominância Pitta devem evitar alimentos salgados e picantes, para não aumentar o fogo digestivo. Em caso de desarmonia de Pitta, o sintoma inicial é a febre e as infecções.

Kapha significa a força que gera e possui a qualidade da "água" (e terra). Kapha não é o "muco" mas a força que, quando em excesso, produz "muco". Kapha é o dosha formado pelos elementos água e terra. Suas características são úmido, pesado e frio. As pessoas com predominância Kapha costumam ser grandes e pesadas, podendo facilmente tender à obesidade. Devem evitar alimentos úmidos, frios e pesados, como massas e arroz. Em caso de desequilíbrio, este costuma manifestar-se como excesso de muco e problemas respiratórios.

Cada um de nós é resultante da combinação destes 3 Doshas. Ao tempo da concepção, a Natureza decide a permutação - combinação de Doshas, dentro de cada um de nós. Isto é que faz de cada um de nós, um ser único.

Os Doshas têm:

• Traços físicos que se traduzem nas descrições físicas da pessoa, por exemplo, altura,compleição,olhos,etc.;

• Traços mentais e comportamentais que se traduzem na espécie de pessoa que nós somos, como dormimos, sonhamos e pensamos; como reagimos a situações externas, nossas forças e fragilidades emocionais, nossa atitude com relação a dinheiro - se somos gastadores, avarentos ou administradores de dinheiro;

• Traços intelectuais que se traduzem em se somos pensadores e sonhadores, designers e planejadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com