TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medula Ossea

Pesquisas Acadêmicas: Medula Ossea. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/8/2014  •  5.814 Palavras (24 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 24

Por Dr Alex Matos, MD

Medula óssea é o tecido esponjoso mole que se encontra no interior oco de ossos longos. Em adultos, a medula de ossos grandes produz células de sangue novo. Medula óssea constitui cerca de 4% do peso total do corpo (cerca de 2,6 kg em um adulto saudável).

Tipos de medula óssea

Existem dois tipos de medula óssea:

medula vermelha que é responsável pela produção de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas

medula amarela, consistindo principalmente de células de gordura

Há um número de vasos sanguíneos e capilares, atravessando através da medula, tornando-se um órgão muito vascular.

No nascimento e na infância a maior parte da medula é vermelha. Como uma pessoa envelhece mais e mais ele é convertido para o tipo de amarelo. Cerca de metade dos adulta medula óssea é vermelha.

Funções da medula óssea

Glóbulos vermelhos (hemácias) carregam o oxigênio para os tecidos.

Plaquetas ou trombócitos (derivados de megacariócitos) ajudam a prevenir hemorragias e ajuda na coagulação do sangue.

Granulócitos (neutrófilos, basófilos e eosinófilos) e macrófagos (coletivamente conhecidos como células mielóides) combater infecções de bactérias, fungos e outros parasitas. Eles também remover as células mortas e remodelam os ossos e tecidos.

Linfócitos B produzem anticorpos, linfócitos T diretamente podem matar ou isolar as células invasoras.

RBC ao vivo para cerca de 170 dias e descanso são mais curtos viveu e precisam ser repostos continuamente. Um ser humano médio requer aproximadamente 100 bilhões novas células hematopoiéticas cada dia. Isso é realizado por células tronco hematopoiéticas (CPH).

Medula óssea e células-tronco

Próximo a central do furo do osso ou da mentira da cavidade central as células-tronco mesenquimais. Estas células têm a capacidade para formar diferentes células do corpo, incluindo os osteoblastos (que formam os ossos), condrócitos (que formam a cartilagem), miócitos (que formam os músculos) e outras células. Além disso, existem as células-tronco endoteliais que formam os vasos sanguíneos.

Diagnóstico e patologia da medula óssea

Certas doenças da medula óssea como leucemia, mieloma múltiplo, síndrome mielodisplásica (MDS), pancitopenia, anemia etc. exigir exame do tecido da medula óssea. Isso é chamado de aspiração de medula óssea ou biópsia de medula óssea. Uma agulha é usada para retirar amostras de medula de dentro do osso. Este é frequentemente um processo muito doloroso.

Medula óssea é suprimida com o uso de quimioterapia. Isto leva a grave queda na produção de glóbulos vermelhos (levando a anemia), glóbulos brancos (levando a aumento do risco de infecções fatais) e plaquetas (levando a risco de sangramento tendências).

Com o advento da ciência médica é possível agora para o transplante de medula óssea em indivíduos doentes. Este processo tem mostrado sucesso em um número de pacientes com câncer.

O que é medula óssea?

É um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por 'tutano'. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. As hemácias transportam o oxigênio dos pulmões para as células de todo o nosso organismo e o gás carbônico das células para os pulmões, a fim de ser expirado. Os leucócitos são os agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo e nos defendem das infecções. As plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue.

Qual a diferença entre medula óssea e medula espinhal?

Enquanto a medula óssea, como descrito anteriormente, é um tecido líquido que ocupa a cavidade dos ossos, a medula espinhal é formada de tecido nervoso que ocupa o espaço dentro da coluna vertebral e tem como função transmitir os impulsos nervosos, a partir do cérebro, para todo o corpo.

O que é transplante de medula óssea?

É um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como leucemia aguda; leucemia mieloide crônica; leucemia mielomonocítica crônica; linfomas ; anemias graves; anemias congênitas; hemoglobinopatias; imunodeficiências congênitas; mieloma múltiplo; Síndrome mielodisplásica hipocelular; imunodeficiência combinada severa; osteopetrose; mielofibrose primária em fase evolutiva; Síndrome mielodisplásica em transformação; talassemia major, etc. Consiste na substituição de uma medula óssea doente ou deficitária por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma medula saudável. O transplante pode ser autogênico, quando a medula vem do próprio paciente. No transplante alogênico a medula vem de um doador. O transplante também pode ser feito a partir de células precursoras de medula óssea, obtidas do sangue circulante de um doador ou do sangue de cordão umbilical.

Quando é necessário o transplante?

Em doenças do sangue como a anemia aplástica grave, mielodisplasias e em alguns tipos de leucemias, como a leucemia mieloide aguda, leucemia mieloide crônica, leucemia linfoide aguda. No mieloma múltiplo e linfomas, o transplante também pode ser indicado.

Anemia aplástica: É uma doença que se caracteriza pela falta de produção de células do sangue na medula óssea. Apesar de não ser uma doença maligna, o transplante surge como uma saída para 'substituir' a medula improdutiva por uma sadia.

Leucemia: É um tipo de câncer que compromete os glóbulos brancos (leucócitos), afetando sua função e velocidade de crescimento. Nesses casos, o transplante é complementar aos tratamentos convencionais.

Como é o transplante para o doador?

Antes da doação, o doador faz um rigoroso exame clínico incluindo exames complementares para confirmar o seu bom estado de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com