TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medula óssea

Exames: Medula óssea. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  796 Visualizações

Página 1 de 3

No centro da maioria dos grandes ossos há um tecido mole (chamado de medula óssea), que faz cerca de 95 por cento das células do sangue do corpo

biópsia de medula óssea pode ser feita em nível ambulatorial ou como parte de sua estadia em um hospital. Procedimentos podem variar de acordo com sua doença e as práticas do seu médico.

A biópsia de medula óssea é feito geralmente usando a pelve (crista ilíaca), mas outro osso (como o peito) pode ser usado. Em uma criança, um osso da perna ou vértebra (osso da coluna vertebral) pode ser usado

As células do sangue geralmente não se multiplicam na corrente sanguínea e, têm duração relativamente curta, são continuamente substituídas por células novas originadas da medula óssea vermelha, que é constituída por tecido mielóide. Os eritrócitos, granulócitos, monócitos e plaquetas são produzidas exclusivamente na medula óssea.

A medula óssea é encontrada no canal medular dos ossos longos e nas cavidades dos ossos esponjosos. Distinguem-se a medula óssea vermelha, hematógena, que deve sua cor à presença de numerosos eritrócitos em diversos estágios de maturação, e a medula óssea amarela, rica em células adiposas e não produz células sanguíneas.

A hematopoeiese é o preocesso de geração de células do sangue, incluindo eritrócitos, leucócitos e plaquetas. Após o nascimento, essa função hematopoietica é exercida pela medula óssea, que contém as células progenitoras comprometidas com todas as linhagens sanguineas. Células hematopoiéticas primordiais são definidas como células que possuem a capacidade de se auto-renovar e também são plurip

A medula óssea vermelha, como todo tecido hemocitopoético, é constituída por células reticulares, associadas a fibras reticulares. Entre as células reticulares existe um número variável de macrófagos, células adiposas, células indiferenciadas e células precursoras dos eritrócitos, granulócitos, monócitos e plaquetas.

A medula apresenta microregiões onde predomina um tipo de glóbulo sanguíneo, em diversas fases de maturação. Estas microregiões se formam devido a estímulos diferentes recebidos pelas células indiferenciadas, através de substâncias produzidas localmente pelas células reticulares, macrófagos e, talvez, outras células. As substâncias referidas atuam sobre as células indiferenciadas estimulando-as a entrarem em mitose e seguirem um determinado caminho de diferenciação, para produzir apenas um tipo de glóbulo sanguíneo (granulócitos, monócitos e plaquetas). Para a formação das hemácias há necessidade de um fator hormonal produzido nos rins, a eritropoetina.

Quando atingem a maturação, as células sanguíneas atravessam a parde dos sinusóides e caem no seu interior, sendo levadas pelo sangue circulante. As células sanguíneas atravessam a parede sinusóidess e caem no seu interior, sendo levadas pelo sangue circulante. As células endoteliais destes capilares sinusóides são fenestradas e se apóiam em lâmina basal muito fina descontínua, o que facilita a passagem das células para a luz dos sinusióides.

As funções principais do tecido mielóide são a produção de glóbulos sanguíneos, o armazenamento do ferro e a produção de células indiferenciadas que, levadas pelo sangue, vão se estabelecer nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com