TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metais Pesados

Pesquisas Acadêmicas: Metais Pesados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 2

1. Metais Pesados

O termo metal pesado refere-se a qualquer elemento químico metálico que tem uma densidade relativamente elevada. Os metais pesados são componentes naturais da crosta da Terra que não podem ser degradados ou destruídos. Geralmente, eles entram em contato com nosso organismo através de alimentos, água potável e ar.

Os metais pesados são perigosos porque eles tendem a bioacumulação –processo que acontece quando um elemento químico se acumula em elevadas concentrações no organismo dos seres vivos, uma vez que os seres vivos não conseguem metabolizar essas substâncias químicas, dá-se início a um ciclo de contaminação em toda a cadeia alimentar. Consequentemente, ambos contaminam a água. A tendência é que a concentração fique cada vez maior à medida que cresce o nível trófico, ou seja, maior será a quantidade de químicos acumulados no ser vivo uma vez que este, além dos compostos que o seu organismo já absorveu, vai ainda concentrar os que provêm da alimentação contaminada.

1.1. Principais vias de exposição

Dentre as principais vias de exposição estão: disposição de água utilizada em processos industrias sem tratamento em córregos e rios, atingindo lagos e rios; disposição inadequada de resíduos químicos proveniente de processos industriais e aterros de lixo sem tratamento, ambos cheios de toxinas que se infiltram no solo, atingindo as águas subterrâneas; atividades agrícolas, que utilizam produtos altamente tóxicos para fertilização, como consequência, contaminam o solo.

1.2. Os principais metais pesados são:

• MERCÚRIO

Fonte: baterias, lâmpadas e termômetros; amálgama utilizado na odontologia; antisséptico na indústria farmacêutica; emissões de combustíveis fósseis como carvão mineral e biocidas na indústria de papel, tintas e sementes.

Danos: O mercúrio tem efeitos adversos importantes sobre a saúde humana e o meio ambiente. Exposição a níveis elevados de mercúrio pode afetar o cérebro, o coração, os rins e pulmões e o sistema imune dos seres humanos.

• CÁDMIO

Fonte: baterias e demais eletrônicos e também pode estar presente em impurezas em vários produtos como fertilizantes fosfatados, detergentes e produtos petrolíferos refinados.

Danos: nos seres humanos, a exposição a longo prazo está associada com disfunção renal. Alta exposição pode levar a doença pulmonar obstrutiva e tem sido associada ao câncer de pulmão, podendo também produzir defeitos ósseos (osteomalacia, osteoporose) em humanos e animais.

• CHUMBO

Fonte: baterias e demais eletrônicos, aditivos de gasolina, produtos laminados e extrudados, ligas, pigmentos e compostos, revestimento de cabos, tiro e munição.

Danos: altos níveis de exposição podem resultar em efeitos como danos ao sangue, rins, trato gastrointestinal, sistema reprodutivo e lesão aguda ou crônica do sistema nervoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com