TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microbiologia Do Solo

Pesquisas Acadêmicas: Microbiologia Do Solo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 2

Microrganismos do solo

Nos constituintes do solo, a fração biológica tem marcada influência sobre os demais, ela constituída constituída pelos diversos grupos microrganismos que atuam sobre o solo, na qual este seja considerado como uma entidade biológica.

Os tipos de microrganismos são diversos, infelizmente a quantidade exata da população microbiano de um determinado solo, é praticamente impossível de ser feita, uma vez que se encontra obstáculos irremovíveis nas técnicas utilizadas até hoje usadas para tal determinação. Apesar das limitações, sabe-se que a população microbiana é flutuante e num mesmo local, varia bastante dependendo do meio ambiente.

Microrganismo é um termo usado para determinar todos os seres vivos invisíveis a olho nu, e é um agrupamento dos organismos do reino vegetal assim como do reino animal. Praticamente todos estes são encontrados no solo. Entre eles também merece destaque as bactérias que constituem o grupo mais numeroso e o mais importante entre os componentes do solo.

Com elevada quantidade de microrganismo, é evidente que estes devem exercer alguma ação sobre o solo.Entre as bactérias do solo, encontramos grupos que desempenham funções variadas e que as tornam o principal componente da população microbiana. São responsáveis pelo processo de síntese, bem como o processo de análise, com acentuado reflexo sobre a fertilidade do solo.

No solo também está presente, uma acentuada presença de fungos, só que em menor número, comparado as bactérias. A ação dos fungos no solo, em diversos aspectos, é diferente das bactérias, mesmo não tendo uma ação específica entre este ou aquele constituinte orgânico, nem tem função especializada, pelo contrário, sua ação é geral sobre os componentes da matéria orgânica,e se assemelha a ação dos microrganismo no seu conjunto. Os fungos tem metabolismo diferente do das bactérias, e por esse motivo são capazes de atuar sobre substratos os mais complexos, decompondo-os.

Doisoutros grupos merecem serem citados, as algas, mesmo que pouco numerosas, mas comuns no solo, se diferenciam dos demais microrganismos pela sua característica de autotrofismo.

Os protozoários, animais microscópios, si bem que heterotróficos, parecem não terem função maior que a de contribuir para um certo equilíbrio biológico, uma vez que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com