TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microbiologia do solo

Por:   •  26/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.638 Palavras (7 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 7

TECNOLOGIA

- começa a se desenvolver a partir da metade do séc. XIX, no âmbito do estudo das técnicas e da engenharia; inicialmente, como uma descrição e interpretação das técnicas, dos processos técnicos, dos modos de fabricação de produtos industriais e da manipulação de materiais.

- tecnologia é a ciência do trabalho produtivo (Ruy Gama), e seu estudo deve levar em consideração não apenas os aspectos materiais, mas também aspectos históricos, sociais e econômicos (condições da vida social e concepções mentais) → característica do trabalho no modo de produção capitalista.

- trabalho produtivo: trabalho que produz valor de mercadoria, valor excedente para o capital.

- dimensões componentes da tecnologia:

I – Tecnologia do Trabalho: “questões relativas aos movimentos, gestos e atitudes no trabalho” (GAMA, 1986), divisão do trabalho, relações entre os trabalhadores, formas de transmissão do conhecimento.

II – Tecnologia dos Materiais: estudo das matérias-primas e dos materiais usados na fabricação de objetos.

III – Tecnologia dos Meios de Trabalho: “conhecimento dos instrumentos, utensílios, ferramentas e máquinas, bem como o da utilização de energia em suas diversas formas.” (GAMA, 1986)

IV – Tecnologia Básica ou Praxiologia: “conjunto de disciplinas e técnicas que alimentam, dão apoio aos outros componentes da tecnologia” (GAMA, 1986), como por exemplo a ergonomia, os métodos de gerenciamento científico e organização do trabalho, as relações entre técnica e ciência.

[pic 1]

* Tecnologia é cultura → não se pode esquecer de enfatizar as relações da tecnologia com a cultura, religião e política, por exemplo.

* Conceituação relacional ou plena da tecnologia:

  • integração trabalho-tecnologia-ciência → integração entre teoria e prática.
  • processo histórico de apropriação de saberes, conhecimentos e práticas pelo ser social,
  • ciência e tecnologia são forças intelectuais e materiais do processo de produção e reprodução social.  


Tecnologia Gama

        (...) Chamou-me a atenção particularmente o enfoque da Tecnologia como categoria geral, sem cair no vício de considerá-la como um agregado de técnicas, como adição, pura e simplesmente, de técnicas. Trata-se, portanto, de deixar de lado a visão empirista que a entende no plural e que usa o plural: AS TECNOLOGIAS. É o que venho tentando fazer em aula, em textos e em congressos e seminários de que tenho participado. Faço-o, com destaque no meu livro "A Tecnologia e o Trabalho na História", onde defino tecnologia como "a ciência do trabalho produtivo" o que, a meu ver, relaciona a tecnologia com o trabalho e, historicamente, com o capitalismo e o conceito de trabalho produtivo como aquele em que o capital se reproduz. Se me permite a audácia, proporia que se desse destaque a Historia da Técnica, colocando-a no início do curso e dando a ela o espaço para a discussão conceptual básica, que teria como objeto os conceitos de Técnica, Arte e Tecnologia, sobre método e metodologia (objeto de muitas confusões, atualmente) e sobre o próprio conceito de História. Parece-me que isso não altera substancialmente a linha de seu curso, que me parece muito boa; daria a ele, todavia, a possibilidade de um desenvolvimento do geral para o particular, com maior fluência e melhor.

Extrato da carta do Prof. Ruy Gama/FAU-USP ao Prof. João Augusto Bastos - UTFPR - em 28/06/1994.

Tecnologia Gama

Tecnologia é o estudo das técnicas humanas para fazer coisas. Falando estritamente, a tecnologia não está preocupada com o domínio das técnicas que são objetos de estudo: isto requereria provavelmente uma grande quantia de conhecimento especializado o qual somente pode ser adquirido através de um longo aprendizado. A tecnologia lida ao invés disto com o quando e o onde, o como e o porquê de tais técnicas: ela almeja interpretá-las dentro de um contexto social, em explicar como eles surgiram e floresceram, a maneira de suas inter-relações, suas ramificações e as razões para o seu declínio. A tecnologia está preocupada com o entendimento das técnicas dentro de seu ambiente de desenvolvimento social. Perícia nas técnicas estudadas, apesar de não ser indesejável, é raramente acessível e nunca essencial.

Portanto a tecnologia é um estudo humanístico e social, porque lida com formas específicas do comportamento humano na sociedade. E quando lida com as mudanças nas técnicas ao longo do tempo realiza um estudo histórico, portanto o termo história da tecnologia representa uma extensão necessária da investigação da tecnologia. Como usaremos o termo neste estudo, a história da tecnologia pode abarcar o todo da história humana, porque a humanidade distingue-se pela capacidade de fazer coisas, fazer instrumentos e criar artefatos.

(Robert. A. Buchanan, The Power of the Machine, 1992)


Conceitos de Tecnologia

Nós usamos a palavra tecnologia para denotar aquelas coisas que as pessoas têm criado para que possam explorar ou manipular o ambiente natural nos quais estão vivendo. Tecnologia é uma palavra mais geral que ferramenta. Ferramentas são usadas para produzir coisas, mas as coisas que são produzidas (como pontes, casas, engrenagens, roupas de lã, etc.) e as coisas que são usadas para fazer o serviço (como chaves de fenda, martelos, furadeiras de pressão, teares, etc.) são incluídas no termo tecnologia. Animais domésticos e plantas são tecnologias que as pessoas criaram em ordem a assegurar o fornecimento de alimentos; medicamentos são tecnologias que as pessoas criaram de forma a melhorar a sua saúde. Mesmo as linguagens e as coisas que contém linguagens (tais como livros, cartas, programas de computador) são tecnologias: elas são coisas que as pessoas criaram para melhorar o controle e manipular o ambiente social.

Sistemas tecnológicos são uma série de tecnologias... Um instrumento solitário, até mesmo o mais primitivo deles, não é normalmente suficiente para realizar o trabalho. Um martelo, por exemplo, deve ser aplicado a alguma coisa (um prego, uma tábua) o qual também é um instrumento, para poder funcionar como um martelo: uma lata precisa de um abridor... Todos os sistemas tecnológicos, por definição, têm pessoas embebidas neles. Um martelo não é realmente um martelo até alguém pegá-lo e usá-lo. Os sistemas tecnológicos podem, e alguns realmente tornam-se muito grandes e muito complexos; o paradigma poderia ser um computador pessoal, o qual requer uma rede elétrica mais o programa, disquetes, impressoras, scanners e modems - assim como programadores, professores e fabricantes - de forma a funcionar propriamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (748 Kb)   docx (789.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com