TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microbiologia do solo

Por:   •  5/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.365 Palavras (6 Páginas)  •  880 Visualizações

Página 1 de 6

Microbiologia do solo

Passo 1

A microbiologia do solo estuda os microorganismos que habitam e participam dos processos importantes no solo como atividades metabólicas, fluxo de energia, ciclagem e transporte de nutrientes.

Esses microrganismos apresentam importante propriedade de conferir proteção às plantas, seja pela presença de microrganismos endofíticos, nas plantas hospedeiras

seja pela aplicação de agentes de biocontrole, que podem resultar na eliminação de pragas agrícolas.

Neles destacam se as Bactérias os Actinomicetos, Fungos,Algas e Microfauna.

Bacterias

Tem como função transferirem o seu material genético para outras bactérias

Pelo meio da  conjugação(transferência de grande porção do material genético (em células pares)e transdução(transferência direta do DNA através de vírus.

Bactérias fixadoras de nitrogênio  da família Rhizobiaceae, tem causado grande impacto econômico na agricultura. Elas possuem a habilidade de utilizar nitrogênio atmosférico como fonte para crescimento e biossíntese, contribuindo para o fornecimento de nitrogênio a várias espécies de vegetais como as leguminosas soja e feijão, além de espécies forrageiras.

Actinomicetos

Os actinomicetos do solo, apesar de pertencerem ao mesmo grupo taxonômico das bactérias, exercem funções que, ressalvadas certas características próprias, se assemelham muito às desempenhadas pelos fungos. por possuírem micélio e produzem esporos assexuais.

No solo apresentam se de forma filamentosa com hifas finas ( 0.5 -1.2 mm ) , e sua presença no solo é detectada pela produção de substâncias voláteis com cheiro rançoso característico, que emanam de solos recém arados.

A maioria dos actinomicetos são aeróbicos e heterotróficos, embora representam uma pequena proporção da microbiota do solo (cerca de 0.01 %),desempenham papéis importantes na decomposição de material não decomposto por fungos e bactérias.

São capazes de decompor matéria orgânica em temperaturas mais altas, como na adubação verde, compostagem e esterqueiras, e de degradarem celulose e proteínas com pequena imobilização de nitrogênio.

Fungos

Os fungos são predominantes em solos ácidos, ricos em matéria orgânica e de

umidade próxima a capacidade de campo. Em geral, os fungos são aeróbicos, porém apresenta resistência a altas pressões de CO2, podendo se desenvolver em regiões mais profundas do solo.

No solo podemos encontrar os fungos mais simples (mucilaginosos) que apresentam sua estrutura somáticas desprovidas de parede celular e são pertencentes a divisão Mixomycota.

A principal função dos fungos resulta de sua atividade heterotrófica sobre os restos vegetais depositados no solo, e a formação de relações simbióticas mutualista denominadas micorrízas, e parasíticas com as raízes da maioria das plantas.

A micorriza é uma associação simbiótica entre fungos específicos

do solo e raízes de plantas superiores. Ela proporciona um aumento na

absorção de nutrientes pelas plantas, principalmente do fósforo, e um

melhor aproveitamento do fertilizante fosfatato em solos de baixa fertilidade. Essa associação pode também aumentar a sobrevivência das plantas em períodos de seca ou no transplantio de muda. Além disso ,pode interferir na agregação do solo

ou mesmo atuar como agente de biocontrole, amenizando os efeitos causados pela ação de organismos radiculares fitopatogênicos.

Algas

São os principais microrganismos fotossintetizantes que vivem no solo, predominando em solos com luminosidade e umidade elevadas e com baixa acidez.

As algas são consideradas organismos incorporadores de matéria orgânica ao solos pois convertem H2O + nutriente + luz , em biomassa.

Outro fator importante relacionado com sua capacidade fotoautrofófica é que eles são considerados produtores primários e, nesta condição, conseguem colonizar ambientes em processo de formação ou regeneração. Muitos destes microrganismos conseguem secretar substâncias que participam na ruptura de rochas e agregamento de partículas do solo. As algas também fixam N2 atmosférico, em simbiose com plantas ou em vida livre.

Microfauna

Composta por animais com diâmetro inferior a 0.16 mm, representados por Nematóides ,Protozóarios e Rotíferos

Nematóides :Constituem o grupo mais abundante na maioria do solos agrícolas, são verme filiformes microscópicos que vivem no solo como saprófitas, parasitas ou predadores. Os nematóides saprózoicos são importantes agentes decompositores da matéria orgânica do solo.

Nematóides parasitas de plantas causam perdas consideráveis na produção agrícola (15% em países em desenvolvimento)

Protozoários :Constituem a forma mais simples da vida animal, ocorrem no solo como saprozóicos  e com maior freqüência como holozóicos , sendo algumas espécies fotossintetizantes.

Das cinco classes apenas duas ocorrem no solo: 1-Mastigófora:Que se locomove por flagelos; 2. Sarcodina:Que se locomove por cílios. 3. Rotíferos :São organismos de forma retrátil que ocorrem em regiões alagadiças.

A importância da microfauna resulta de sua ação decompositora da matéria orgânica no solo, no equilíbrio microbiólogico através da predação e por atuarem como patógenos de plantas e animais.

Virus

Os vírus requer a presença de uma célula hospedeira viva, para que ocorra sua multiplicação através das informações genéticas fornecedoras pelo seu ácido nucléico. A habilidade do vírus interagir com o material genético do hospedeiro faz com seu controle seje difícil. Mas esta é uma razão pela qual o vírus é muito útil em engenharia genética, pois eles servem como agentes de transferência genética entre uma variedade de células.

Os vírus são microrganismo promissores para uso em controle biológico de ervas daninhas e insetos.Entre os vírus utilizados em controle biológico, destacam-se os do grupo baculovírus, por serem altamente específicos e, portanto, seguros para a saúde humana e o meio ambiente.

Têm sido isolados báculo-vírus  em mais de 600 espécies de insetos, incluídos os lepidópteros, himenópteros, dípteros e coleópteros. A família baculoviridae é constituída por dois gêneros: nucleopolyhedrovirus (NPVs) e granulovirus (GVs), sendo que as unidades infectivantes virais encontram-se protegidas por cristais protéicos (corpos de oclusão) na forma de poliedros ou grânulos, respectivamente. O exemplo de maior êxito, tem sido o do uso do baculovírus anticarsia (nucleopoliedrovirus de Anticarsia gemmatalis) para controlar a lagarta da soja, o que vem sendo o maior programa do mundo em termos de área tratada com bioinseticida viral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (137.9 Kb)   docx (300.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com