TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microorganismos

Projeto de pesquisa: Microorganismos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.419 Palavras (6 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 6

1-Introdução

Microrganismos são seres vivos muito pequenos e invisíveis a olho nu, e por isso só podem ser vistos por microscópicos. Esses seres pertencem a classes e reinos diversos e entre os quais estão os protozoários, as algas microscópicas, os vírus, as bactérias e os fungos. A ciência que estuda os microrganismos é a Microbiologia.

Esses seres estão intimamente ligados aos seres humanos, eles estão presentes no mar, no ar, no solo e em todos os ambientes naturais. A presença desses seres pode ser notada na maioria das vezes de forma desagradável, uma vez que alguns deles provocam doenças e estão relacionados a degradação de alimentos ou objetos . Porém, muitos desses seres são importantíssimos para diversas indústrias, eles participam da produção de alguns alimentos, bebidas e remédios. São úteis também na decomposição de restos vegetais e animais.

As células microbianas são células que crescem facilmente em cultivo em laboratórios, e, portanto, são mais acessíveis ao serem manipuladas em estudos bioquímicos e genéticos, fazendo dessas células importantes modelos para o conhecimento das funções celulares de organismos complexos.

No solo encontramos a presença de diversos microrganismos, vegetais que formam a microflora do solo e animais que forma a microfauna do solo, e ainda a macrofauna que são microrganismos relativamente grandes. A microbiologia do Solo é a parte da Ciência do Solo que estuda os organismos de tamanho microscópicos e macroscópico que habitam e participam da dinâmica desses processos importantes no solo (atividades metabólicas, fluxo de energia, ciclagem e transporte de nutrientes, etc.).

Os microrganismos são seres que interligam suas atividades necessárias para sobrevivência ás condições do ambiente. Com isso nota-se que a população microbiana se ajusta rapidamente às alterações das condições ambientais e que são estas que fundamentalmente determinam o sentido em que as atividades dessas populações se desenvolvem mais do que a espécie ou o número de microrganismos presentes.

Alguns fatores como: temperatura, umidade, presença de elementos nutritivos e quantidade de ar presente, são imprescindíveis para conhecimento da ação microbiana do solo.

Dentre os organismos que habitam o solo, as bactérias representam o grupo mais numeroso e importante. Obviamente, considerável massa de microrganismos exerce alguma ação sobre as propriedades do solo. Entre as bactérias do solo, encontramos grupos que desempenham funções as mais variadas possíveis, e que as tornam o principal componente da população microbiana; são responsáveis por processos de síntese, bem como processos de análise, com acentuado reflexo sobre a fertilidade do solo.

Há bactérias aeróbias obrigatórias, anaeróbias obrigatórias e facultativas. As primeiras obtêm o seu oxigênio do ar, e por isso para crescimento precisam de solos bem arejados. As segundas não necessitam de oxigênio gasoso, ou são mesmo prejudicadas por este, pelo que se encontra em solos compactos e/ou com drenagem deficientes; a sua atividade é muito inferior à das primeiras. As chamadas facultativas constituem o grupo mais importante, e atuam tanto num caso como no outro.

Os fungos representam o outro grupo de microrganismos que encontramos no solo. A quantidade de fungos dentro da população microbiana do solo é acentuadamente inferior a das bactérias. Porém, os fungos apresentam micélios maiores que os das bactérias, de tal modo que o número menor de fungos apresenta um volume de protoplasma, ou de célula viva, igual ou superior ao de bactérias. A ação dos fungos do solo é, porém, em diversos aspectos, diferente da ação desenvolvida pelas bactérias. Fungos têm metabolismo diferente do das bactérias e, por esse motivo, são capazes de atuar sobre substratos os mais complexos, decompondo-os.

Existe ainda um filo de bactéria chamado de Actinobactéria mais conhecido como actinomicetos ou actinobactérias. Os actinomicetos do solo, apesar de pertencerem ao mesmo grupo taxonômico das bactérias, exercem funções que, ressalvadas certas características próprias, se assemelham muito às desempenhadas pelos fungos.

É importante mencionarmos que existem dois outros grupos estudados na microbiologia do solo: as algas, pouco numerosas, porém comuns no solo, se diferenciam dos demais microrganismos pela sua característica de autotrofismo: sendo capazes de sintetizar as substâncias orgânicas de que necessitam, através do uso da energia solar, elas independem da matéria orgânica do solo e, por isso, e como consequência, não exercem nenhum papel de maior importância. Os protozoários, animais microscópicos, si bem que heterotróficos, parece não terem função maior que a de contribuir para um certo equilíbrio biológico, uma vez que é plenamente conhecida sua capacidade de se alimentarem de talos bacterianos.

2-Objetivo

Realizar de experimentos com o objetivo de isolar e identificar micro-organismos de uma amostra de solo.

3-Metodologia

Descrever de forma resumida as técnicas empregadas em cada aula.

Para isolamento de microrganismos foram preparados alguns meios de cultivo, que são meios artificiais que permitem o cultivo dos microrganismos fora do seu habitat ou meio natural. Esses meios são preparados de forma a conter todos os elementos necessários para o crescimento ideal do microrganismo a ser cultivado. Podem ser classificados levando em consideração diversos aspectos.

Na preparação desses meios de culturas algumas regras básicas devem ser obedecidas. No desenvolvimento de nossas práticas preparamos os meios: Gelose Simples para isolamento de bactérias e o Gelose Sabouraund para isolamento de fungos.

A partir de uma amostra de material contaminado, retiramos uma porção representativa a fim de isolar uma espécie microbiana de outra. Usa-se uma solução fisiológica para se obter um extrato do solo. Essa diluição diminui o número de microrganismos e promove uma boa separação das colônias e com isso um excelente isolamento.

Utilizamos algumas técnicas para contagem de microrganismos e reconhecimento dos mesmos. São elas:

• Plaqueamento

o Superfície- espalhamento e esgotamento com alça;

o Mistura- incorporação ou pour-plate.

• Diluição sucessivas

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com