TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografia Sobre O Aborto.

Pesquisas Acadêmicas: Monografia Sobre O Aborto.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  2.737 Palavras (11 Páginas)  •  947 Visualizações

Página 1 de 11

Seminário TEOLOGICO Batista Nacional Enéas Tognini

Ética Cristã 1

Questões do Aborto

Sergio Pinto Lapa.

São Paulo

2014

Sergio Pinto Lapa.

Questões do Aborto

Monografia apresentada como exigência para obtenção do grau de Bacharelado em Ética Cristã 1 da Seminário TEOLOGICO Batista Nacional Enéas Tognini.

Orientador: Professor Mauricio Abreu de Carvalho

São Paulo

2014

O Deus por ter concedido tantos bons professores, e amigos na escola para nos ajudar na edificação de tantos, aprendizados.

RESUMO

Eu acredito que o homem pode interferir sim censo.

nas questões da vida, do aborto, de nascer de não nascer desde que haja bom

Palavras-chave: Vida ou morte?

O aborto é um dos pontos mais difíceis da ética médica. Ele envolve aspectos religiosos, legais, médicos, socioculturais e políticos. Neste artigo, examinaremos o aborto somente do ponto de vista da filosofia, expondo os principais argumentos contra e a favor da interrupção intencional da gravidez.

Há duas posições opostas bem delimitadas na discussão sobre o aborto. A primeira, pró-vida ou conservadora, defende o direito moral da vida do feto. A segunda, pró escolha ou liberal, entende que a mulher tem um direito moral sobre o próprio corpo, o que lhe permite fazer o aborto.

É claro que existem opiniões intermediárias. Alguns acham errado o aborto, mas defendem sua prática em casos específicos (por exemplo, quando a mulher ou o filho correm risco de morte - ou quando a mãe foi vítima de estupro). Do mesmo modo, entre aqueles que defendem o aborto, há os que são contra a prática sob certas circunstâncias, por exemplo, quando a gestação se encontra num estado avançado. Além disso, existem também situações que fogem a essas duas abordagens. Por exemplo, quando a mulher grávida precisa remover o útero por conta de um câncer. Neste caso, o aborto seria um efeito colateral.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

2 QUESTÃO FINANCEIRA 6

3 CAUSAS DA MORTE UTERINA 7

4 A EXPRESSÃO "ABORTO" 9

5 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

Algum tempo atrás, eu tive uma experiência pessoal, muito forte a respeito da questão do aborto, tal experiência me moveu a escrever esta monografia, quando o professor Maurício deus as opções para fazer os trabalhos não tive duvida, devido a ter vivido o fato, me motivei a fazer este trabalho, então nesta monografia eu quero relatar nesta introdução, minha vivencia nesta questão.

Certa manha o telefone tocou em minha casa, era a sobrinha da minha esposa, ela estava desesperada, gravida de 6 meses descobriu no exame de pré-natal que carregava em seu útero um menino com má formação cerebral, foi contatado que se viesse a nascer teria minutos talvez horas de vida, foi um terrível transtorno na vida do casal , ficou no ar a atitude de tomar uma relevante decisão e agora? Optar pelo aborto ou levar a gestação até o fim? Ela estava muito confusa e pediu minha opinião sem pensar duas vezes eu aconselhei, Erica faça rapidamente o aborto, Deus já a sua decisão, não o que pensar aborte, porque a criança não terá chance de vida.

Ela me ouviu, mas, sua família por questões de religiosidade, e pensamentos de anos de ensino distorcido, forçaram Erica a levar a gestação até, o fim, e o resultado foi um dia de muita angustia e decepção o pequeno Iuri nasceu, mas não ficou vivo mais que duas horas, tiveram que a custas de muita dor, fazer o registro de nascimento e de óbito em questão de poucas horas, foi um amargo dia que poderia ser evitado, ainda que doloroso sim, mas não prolongaria tanto sofrimento tanta dor e agonia. Por isso eu quero dizer que em questões particulares eu apoio o aborto sim, este é um caso como em muitos que o aborto, nessas situações, são necessário, e podem evitar muita dor e sofrimento, desde que questões religiosas não interfira nas questões da vida já imposta por Deus.

Muita dor e sofrimento infelizmente são prolongados por pensamentos tradicionalistas e que não levam a lugar nenhum a não ser fazer com que a dor que poderia ser amenizada seja transferida para um tempo desnecessário é por essa experiência é que desejei escrever esta monografia, sou a favor do aborto sim em situações especificas . Ignorância tem atrapalhado infelizmente o avanço da ciência em muitos cenários.

2 QUESTÃO FINANCEIRA

Desde que a pessoa tenha dinheiro para pagar, o aborto é permitido no Brasil. Se a mulher for pobre, puser, precisa provar que foi estuprada, ou estar a beira da morte para ter acesso a ele, como consequência, milhões de adolescentes e mães de família que engravidam sem querer recorrem ao abortamento clandestino, anualmente.

A técnica desses abortamentos geralmente se baseia da infecção: a curiosa introduz uma sonda de plástico ou agulha de tricô através do orifício existente no colo do útero e fura a bolsa de liquido na qual se acha imenso o embrião. Pelo orifício, as bactérias da vagina invadem rapidamente o embrião desprotegido. A infecção faz o útero contrair e eliminar seu conteúdo.

O procedimento é doloroso e sujeito a compilações serias, porque nem sempre o útero consegue livrar-se de todos os tecidos embrionários,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com