TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Morfologia Das Angiospermas

Dissertações: Morfologia Das Angiospermas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  1.651 Palavras (7 Páginas)  •  1.095 Visualizações

Página 1 de 7

Morfologia

Semente e Germinação

Função da Semente: Manter o embrião em estado de dormência, enquanto as condições ambientais (água, temperatura, luz e oxigênio) não forem ideais e fornecer-lhe nutrientes durante o desenvolvimento. As sementes são compostas pela casca ou tegumento (testa ou tégumen) e pela amêndoa (endosperma ou albúmen + embrião).

Nas Angiospermas o endosperma pode estar contido nas folhas iniciais ( cotilédones ) do embrião, como no caso das dicotiledôneas ou estarem na própria semente formando o albúmen como nas monocotiledôneas.

O embrião das monocotiledôneas é formado por um cotilédone ou escutelo, que digere e absorve o endosperma, pela radícula , que dá origem a raiz e pelo caulículo , que dá origem ao caule. O caulículo se divide em epicótilo (que está acima) e hipocótilo (que está abaixo). No ápice do caulículo está o epicótilo , onde se encontra a gema apical, que dá origem as folhas primárias (plúmula) . O epicótilo esta envolvido por um tecido de proteção, o coleóptile .

O embrião das dicotiledôneas é formado por dois cotilédones , que contém o endosperma , pelo radícula , que dá origem a raiz, pelo caulículo , que origina o caule e pelas folhas primárias ou plúmulas. Os cotilédones dividem caulículo em epicótilo (que está acima) e hipocótilo (que está abaixo).

As Sementes possuem baixo teor de água (5 a 20%) e baixo metabolismo, mantendo o embrião em estado de dormência.

Germinação: o primeiro passo para se retirar a semente do seu estado de dormência é fornecer água que esta absorve por osmose ou embebição. A água retira o embrião do estado de dormência que passa a produz hormônios (giberelinas), ativando enzimas presentes em um tecido rico em proteínas perto da casca (aleurona), digerindo (hidrólise) o amido e liberando a glicose. Outros fatores também influenciam na germinação com oxigênio, temperatura (varia de acordo com o ambiente) e luz .

Na germinação das monocotiledôneas as primeiras estruturas a brotarem a partir do embrião são o coleóptilo, que recobre o epicótilo (caule inicial) que dá origem as folhas primárias, e a radícula , que dá origem a raiz.

Nas dicotiledôneas brotam radícula , o hipocótilo e o epicótilo que originam as folhas primárias, onde estão as gemas apicais (tecido de crescimento embrionário ou meristema apical do caule). Após esgotarem seus nutrientes, os cotilédones caem.

A Raiz

Raiz: Órgão Vegetal responsável pela fixação (sustentação) da planta e pela absorção da seiva bruto (água mais nutrientes minerais). Genericamente, podem ser de dois tipos: fasciculadas (monocotiledôneas) e pivotantes ou axiais (dicotiledôneas).

Tipos de Raízes:

a) pivotantes ou axiais possuem uma raiz principal, e dela partem ramos de raízes secundárias.

b) fasciculadas: nesta não possui o ramo principal, sendo formada por ramos finos, sendo assim também chamada de raiz cabeleira.

Classificação:

De acordo com a função que desempenham as raízes apresentam uma série de adaptações e podem ser classificadas em:

Raízes adventícias: se desenvolvem a partir do caule. Atuam como estruturas auxiliares de fixação da planta ao solo sendo conhecidas também como raízes suporte. Ex: milho.

Raízes tuberosas: quando armazenarem reservas de nutrientes (principalmente amido). Podem ocorrer tanto em axiais como em fasciculadas.

Raízes pneumatóforos (respiração): Nos ambientes de manguezais os sedimentos são pobres de oxigênio e são cobertos periodicamente pelas marés. Certas plantas que ali vivem possuem um certo tipo de raiz que permite o contato com o ar. Essas raízes emitem raízes secundarias que crescem para fora do substrato obtendo melhor aeração. Esses orifícios de aeração são chamados Pneumatódios.

Raízes aéreas (absorção de umidade do ar).

Raízes sugadoras ou haustório (absorção de seiva de outras plantas): Plantas parasitas, como é o caso do cipó-chumbo fixam sobre as plantas de outras espécies e produzem raízes finíssimas chamadas Haustórios, que penetram nos tecidos condutores de seiva da hospedeira e retiram nutrientes.

O Caule

Caule: Eixo principal das plantas que fornece sustentação para folhas, flores e frutos, ponto de origem das raízes e acumulação de substâncias nutritivas e água. Por ele correm a seiva bruta e elaborada (xilemas e floemas). Origina-se do caulículo do embrião.

Nas dicotiledôneas os xilemas e floemas estão dispostos regularmente em volta de um cilindro central (lenho) e nas monocotiledôneas estão dispostos aleatoriamente pelo caule

Os caules apresentam os meristemas apicais ou gemas terminais (crescimento em direção a luz) e as gemas laterais ou auxiliares (crescimento de ramos laterais), tecidos embrionários, onde ocorrem muitas mitoses e que comandam o crescimento das plantas. Podem estar ativos ou dormentes. Nas gemas laterais as regiões de onde partem os ramos laterais são denominadas nós . A região entre dois nós e denominada entrenó .

Classificação dos caules:

Aéreos: tronco, estipe, rastejante, colmo, haste, volúvel ou trepador.

Subterrâneos: rizoma, tubérculo e bulbo.

Aquáticos: vitória-régia.

Modificações do caule: espinhos, acúleos, gavinhas e cladódios.

CAULES AÉREOS

TRONCO: Mais ou menos cilíndrico, resistente e ramificado. Pode atingir grandes alturas. Ex.: mangueira, abacateiro.

ESTIPE: Caule cilíndrico, nós bem definidos e sem ramificações. Ex.: Palmeiras.

RASTEJANTE: Caule incapaz de sustentar as folhas desenvolve-se rente ao chão. Ex.: aboboreira, morangueiro, melancia.

COLMO: Caule cilíndrico e apresenta nós bastante nítidos. Ex.: bambu e cana-de- açúcar.

HASTE: Caule fino, flexível e verde. Ex.: feijoeiro, ervas, etc.

VOLÚVEL ou TREPADOR: Caule incapaz de sustentar as folhas, eleva-se enrolando-se em suportes. Ex.: uva, chuchu, maracujá, trepadeiras.

CAULES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com